Câmbio favorável e oferta de voos diretos impulsionam a vinda de turistas de outros países para Florianópolis
Quem circula pelas praias de Florianópolis já percebeu uma mudança no perfil dos turistas este ano: boa parte deles não fala português. No norte da Ilha, especialmente, não é preciso andar muito para encontrar os “hermanos” circulando por todos os lados, nesta região que é a preferida pelos visitantes dos países vizinhos.
Nos dois hotéis de Jurerê in_, um dos destinos turísticos mais procurados por eles, esta realidade pode ser vista nos números positivos em comparação com temporada passada (período de dezembro e janeiro). A quantidade de estrangeiros hospedados no IL Campanario e no Jurerê Beach Village cresceu 44%, chegando a quase 9.000 pessoas.
Já a quantidade de pernoites subiu 40%, passando de 25.000. Além de virem em maior número, eles também chegaram com melhores condições financeiras e dispostos a gastar. O valor despendido nas diárias de hospedagem teve um acréscimo de 50%, ultrapassando R$ 5,5 milhões.
O gerente comercial dos hotéis, Marcel Bicca, aponta que os países com maior representatividade que registraram crescimento de hóspedes foram Argentina, Chile, Uruguai, Estados Unidos, Portugal e Espanha. “O mercado argentino teve um bom incremento principalmente pelo câmbio favorável. Já os demais países, além da questão cambial, houve a criação de voos diretos para Florianópolis”, afirma.
Ele explica que outro mercado potencial é o americano, devido ao voo da Copa Airlines do Panamá, se conectando com 52 cidades nos Estados Unidos; e o Iberico, com o voo da TAP direto para Lisboa. Bicca conta que a vinda em peso de estrangeiros era esperada, mas o grande volume de argentinos surpreendeu. O resultado é a melhor temporada dos últimos anos, acima até da anterior, que já havia sido excelente.
Para atender a grande demanda, foi preciso reforçar as equipes principalmente nos restaurantes e recepção, e priorizar a contratação de funcionários que dominam o espanhol. “Nossos colaboradores, principalmente os que têm contato com hóspedes, já têm o domínio de mais de um idioma. E temos contratado também funcionários de países como Venezuela, Uruguai e Argentina”, destaca.
O diretor explica que os hotéis estão aproveitando a presença massiva dos estrangeiros para fidelizá-los. “Estamos focados em oferecer alta qualidade em todos os quesitos, para conquistar estes clientes e fazer com que voltem em breve. Nossa ideia é estender a temporada até abril, quando temos temperaturas ainda agradáveis e o bairro mais tranquilo”, conta.
No Jurerê OPEN – espaço a céu aberto com comércio, serviços e gastronomia – localizado em Jurerê in_, o aumento no fluxo de turistas estrangeiros também foi percebido. Destaque para os argentinos, que estão gastando bem nas operações. “Notamos a presença deles nas lojas de vestuário, nos serviços, na gastronomia, enfim, estão consumindo de tudo”, afirma a gerente Patrícia Pires. Para melhorar a comunicação com esses turistas, foram instalados totens de autoatendimento na praça gastronômica e algumas lojas, onde é possível optar por línguas estrangeiras.
ESTRANGEIROS NOS HOTÉIS DE JURERÊ IN_
(Período: dezembro/24 e janeiro/2025)
Quantidade de hóspedes
Argentina – 4.524
Chile – 1.717
Uruguai – 754
EUA – 485
Paraguai – 271
Espanha – 179
Portugal – 98
Inglaterra – 55
França – 47
Itália – 31
Crescimento número de hóspedes em relação à temporada passada
Portugal – 880%
Uruguai – 556%
EUA – 194%
França – 194%
Espanha – 142%
Chile – 66%
Argentina – 27%
Inglaterra – 4%
Crescimento no número de pernoites em relação à temporada passada
Portugal – 2.038%
França – 456%
Uruguai – 325%
EUA – 301%
Inglaterra – 105%
Alemanha – 86%
Chile – 68%
Espanha – 45%
Argentina – 38%
Itália – 2%
Crescimento do gasto (R$) em diárias
Portugal – 901%
Uruguai – 394%
Espanha – 376%
EUA – 224
Inglaterra – 85%
Chile – 77%
Itália – 74%
França – 41%
Argentina – 22%