A organização do Fronteiras do Pensamento, ciclo de palestras com intelectuais de diversas áreas do conhecimento, anunciou nesta terça-feira, 11, que a edição de Florianópolis não ocorrerá em 2015.
Em carta enviada à imprensa, a organização informa que "O ano de 2015 trouxe novos desafios para o projeto. E também acarretou a tomada de algumas decisões. Entre elas está o nosso desejo de manter a bem-sucedida realização do 'Fronteiras do Pensamento' Florianópolis. Para garantir isso frente à conjuntura econômica do momento, optamos por não o realizar neste ano".
A organização do evento, porém, acena com a possibilidade de o "Fronteiras do Pensamento" voltar a ser realizado em Florianópolis em 2016.
Anos anteriores
2015 seria o quinto ano consecutivo de "Fronteiras do Pensamento" em Florianópolis. No ano passado, palestraram o escritor Mia Couto, o cientista Miguel Nicodelis e o psicólogo canadense Paul Bloom.
Em 2013, vieram à Capital o físico Marcelo Gleiser, o psicanalista Contardo Calligari e o economista Enrique Peñalosa.
Em 2012, as palestras foram do político e jornalista Fernando Gabeira, do cineasta britânico Peter Greenway e o filósofo francês Michel Onfray.
Na primeira edição em Florianópolis, em 2011, falaram a jornalista e escritora norueguesa Åsne Seierstad, a oceanógrafa americana e colaboradora da National Geographic Sylvia Earle, além do e ex-ministro da Educação da França e filósofo Luc Ferry.