O surfista, empresário, músico e produtor, Teco Padaratz, será o protagonista da abertura do Florianópolis Cine Action, no próximo dia 30 de abril, na Universidade Federal de Santa Catarina. A programação vespertina do festival, que se inicia às 13h, terá como primeira atração a exibição de três curtas de 15 minutos cada um, produzidos por Teco e exibidos apenas uma vez, na televisão aberta, no programa SC em Cena, do Grupo RBS. A série, entitulada “Um dia a onda me levou”, mostra as diferentes culturas que o surfista catarinense conheceu enquanto percorria o mundo atrás das melhores ondas.
Teco também já produziu outros filmes, como “Fia, Fios e Agregados” e “Meninos no Hawaii”, mas talvez nenhum seja “tão seu” quanto “Um dia a onda me levou”. A ideia surgiu a partir de suas imagens pessoais, de arquivo, guardadas há muito tempo. Remexendo nisto, ele resolveu passar por meio de suas imagens a visão de um catarinense pelo mundo do surf, traçando paralelos entre seu povo e as diferentes culturas do mundo.
– Os esportes de ação na natureza representam uma forma de arte, pela sinergia entre o homem e o seu ambiente, fator primordial na evolução como esportista – destaca Teco, que vê com otimismo o mercado de audiovisuais de esportes de ação na natureza.
– A ampliação do interesse público a respeito do tema é facilitada com a produção de filmes de qualidade pelo conteúdo didático inserido nestes audiovisuais – finalizou.
O filme “Um dia a onda me levou” mostra catarinenses que Teco encontrou pelo mundo e também grandes figuras como Kelly Slater, Mick Fanning, Mark Richards e Shaun Thompson. Em uma das imagens mais emocionantes dos três curtas, os quatro primeiros campeões mundiais do esporte recebem seus troféus. Além do surf em locais famosos como Tahiti, Teco também mostra muito do potencial do litoral catarinense com ondas filmadas na Praia do Campeche, Silveira, entre outras.
Mais sobre o Festival
Idealizado pelo cineasta e bodyboarder Jorge Baggio, o evento receberá os principais produtores de vídeos de esportes de ação na natureza do país. O objetivo é reunir estudantes de cinema, simpatizantes do esporte, mídia e empresariado local e será uma prévia da Mostra Mundial, programada para ocorrer no final de 2009, em Florianópolis, com seis dias de exibição de vídeos, palestras e debates a respeito do tema.
No período vespertino, entre 13 e 18h, a programação será aberta ao público. A partir das 18h, quatro sessões noturnas estão programadas e os ingressos estão disponíveis a partir desta sexta-feira, nas lojas Sul Nativo e DNA Natural, localizadas na Lagoa da Conceição e nos principais shoppings de Florianópolis.
O lançamento do Florianópolis Cine Action conta com patrocínio da Secretaria da Organização e do Lazer, por meio do Fundesporte, com apoio da DNA Natural, Sul Nativo, Imagem e Flora, Águas Da Guarda, Buzzii Imóveis, divulgação do site Waves e promoção da Rádio Atlântida FM. Mais informações sobre os produtores que participarão do Florianópolis Cine Action no site www.floripafestival.com.br .
Programação Florianópolis Cine Action – Dia 30 de abril
Atrações vespertinas: entrada franca das 13h às 17h30min
– Apresentação e debates com os produtores Pepê Cézar (Fábio Fabuloso), Sílvio Arnaut (Surf Adventures 1 e 2), Gustavo Camarão (Que! Life Style), Bruno Bez (Lisergia), Rafael Mellin (Lombrô, Samba Trance, Nalu), além das exibições de The Reality of Bob Burnquist (Hurley), Lisergia (MCD), -Q21 (Que!). Ainda no período vespertino, duas produções catarinenses para o grande público: Guga Arruda lança o terceiro filme da série Arquivo Surf e Teco Padaratz apresenta os três curtas entitulados “Um dia a onda me levou”.
Sessões noturnas: ingressos na Sul Nativo e DNA Natural
18h30: Changes (Rusty)
19h15: Somewhere (Rip Curl)
19h40: Espaço para debate com profissionais do cinema
20h45: Fire, The Movie (Mike Stewart)
21h45: Nalu (Rafael Mellin)
Confira as sinopses das principais atrações no site www.floripafestival.com.br