Ninguém aplaudiu, ninguém vaiou. Nem ao menos viraram a cabeça para olhar quando alguém gritou um “vão trabalhar, seus vadios”. Ninguém se preocupou em identificar se a tentativa de ofensa era para o grupo francês de teatro e dança que se apresentava na Avenida Paulo Fontes, no Mercado Público de Florianópolis, ou para as pessoas que assistiam ao espetáculo, pouco após as 15h de ontem.
Era o Expédition Paddock, do grupo Tango Sumo, que integra a programação do Palco Giratório França Brasil, do Sesc. As personagens são cinco internos de um manicômio, mas a maior parte do público não entendeu direito. As únicas pistas eram as camas colocadas como cenário e os atores, de pijama, pulando, dançando e batucando. Ainda assim, quase todo mundo que tentava descrever acertava. Uma dessas foi Fernanda de Souza:
– Isso aí é maluquice, né? Ainda mais debaixo de um sol desses.
Ela seguiu em sua caminhada.
Como Fernanda, muitos chegavam atraídos pela curiosidade, olhavam e iam embora. Outro preferiu classificar tudo como “uma palhaçada”.
Mas também muitos não se importavam com o calor do meio da tarde e riam enquanto acompanhavam a apresentação. A plateia chegou perto de 300 pessoas.
(DC, 24/11/2009)