A Agência Reguladora do Estado de Santa Catarina (Agesc) concedeu a atualização das tarifas de gás natural solicitada pela SCGÁS. Comércios e residencias já estão com os novos valores em vigor. Nos mercados industrial e automotivo a tarifa será reajustada a partir do dia 16 de fevereiro.
O segmento industrial teve reajuste final no valor da tarifa bruta entre 0,27% até 0,67%, dependendo da faixa de consumo. Já o residencial sofreu variação de 0,32%, e agora tem sua tarifa fixada em faixa única de R$2,81 por metro cúbico com impostos. O GNV (Gás Natural Veicular) terá reajuste de 0,63%, passando ao valor de R$ 1,42 por metro cúbico no preço praticado aos postos. Já o setor comercial tem tarifa com valor em cascata, de acordo com a tabela abaixo.
O atual reajuste é consequência da atualização do valor no custo de aquisição do gás natural entre novembro de 2013 até outubro de 2014, devido ao aumento na cotação do dólar e reajuste da Concessionária em 0,75%. Por isso é necessário atualizar o valor do custo do gás natural, item de custo não gerenciado da distribuidora, na composição da tarifa. Nesse reajuste tarifário não está sendo repassada nenhuma atualização nos valores da margem de distribuição, que seguem a base de novembro de 2013. É apenas esta parcela da tarifa que cobre o custo do serviço de distribuição de gás, já que a parcela do custo de aquisição é paga diretamente ao supridor.
Contudo, o pedido de reajuste da SCGÁS não foi completamente atendido. No dia 22 de janeiro, a companhia solicitou reajuste médio de 2,3% para o segmento industrial, 2,45% para o GNV, 1,7% para o segmento comercial e 1,23% para as residências. O último reajuste aplicado ao mercado foi em novembro de 2013.