A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu na tarde desta quarta-feira, 13, a 2ª Tarde Cultural dos Idosos. A programação proporcionou aos 300 participantes momentos de descontração, cultura e debates. As informações são da Secretaria de Comunicação da prefeitura de Florianópolis.
Durante a abertura da atividade, a orientadora educacional da Assistência Social Diléia Pereira Bez Fontana destacou que estas atividades sensibilizam a população e mostram as novas oportunidades que surgem aos idosos. "Queremos promover um melhor convívio social, autoestima e bem-estar à terceira idade", disse a profissional.
O evento, que aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), contou com a presença da professora e doutoranda da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Gabriela Maria Dutra de Carvalho, que expôs o tema “Conversando sobre Sexualidade e o Processo de Envelhecimento”.
Segundo Gabriela, o assunto da sexualidade é culturalmente permeado por preconceitos e tabus. "Precisamos levar este debate ainda mais às mídias e às nossas famílias. Não existe idade para a vida sexual", explicou.
Após a conversa, os idosos dos 108 grupos cadastrados no programa de apoio aos idosos da Assistência Social fizeram diversas apresentações culturais, artísticas e recreativas.
A 3ª Tarde Cultural já está garantida. O evento vai acontecer no dia 12 de dezembro, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na Beira-Mar Norte.