fique por dentro de floripa

- Tecnologia - Talentos para o Ecossistema de Inovação

26.05.2021

Talentos para o Ecossistema de Inovação

26.05.2021
Talentos para o Ecossistema de Inovação
Foto: Divulgação

 

por Heitor Blum S.Thiago
Diretor Executivo do CPDI

 

Ecossistema de Inovação são ambientes que promovem articulações entre diferentes atores que enxergam a inovação como força motriz para o desenvolvimento social e econômico. Países, impulsionados pelo número de inovações que produzem, são identificados pelo sucesso na qualidade de vida de seus habitantes. As inovações são proporcionadas pelos talentos que criam novos produtos e serviços que tem como insumo as tecnologias da informação e da comunicação digital. Dentro do Ecossistema de Inovação é importante que haja uma política de formação de talentos, uma vez que há uma persistente dificuldade na obtenção de talentos. Por outro lado, têm-se um enorme número de pessoas, sobretudo jovens, que se encontram em vulnerabilidade socioeconômica, com enorme potencial, porém sem o devido preparo. O desafio é torná-las úteis ao Ecossistema de Inovação.

É necessário que sejamos criativos para proporcionar acesso ao conhecimento a esses talentos que, em geral, têm formação educacional precária e acesso limitado às tecnologias, potencializando dessa forma às oportunidades de acesso ao mercado de trabalho. O Comitê para Democratização da Informática de Santa Catarina – CPDI em Florianópolis, tem trabalhado para mudar esta realidade, identificando potenciais talentos que poderão suprir a demanda para o Ecossistema de Inovação.

Todavia, uma vez identificado esses talentos, cabe questionar: o que falta para que isso se torne realidade? A resposta é simples, investimentos dos órgãos de fomento e das próprias organizações que demandam os talentos, em formação continuada que complemente a formação básica, muitas vezes ineficiente (português, inglês, matemática, física, relações humanas).

Há quanto tempo se fala em melhorar a educação pública? Será que o setor de tecnologia pode esperar por essa melhora prometida? Se de fato somos, e desejamos continuar a ser, uma cidade inovadora, e se almejamos que realmente aconteça, em Florianópolis, uma revolução na formação de talentos, é preciso que organizações como FAPESC, Universidades, PMF, ICOM, ACATE, SENAI, CIEE, CMDCA, se unam e desenvolvam um ambiente de educação proposital à formação desses jovens, que já foram identificados com potencial para integrarem o contingente de profissionais das empresas de base tecnológica.

Vamos fazer diferente! Vamos inovar! Vamos promover efetivamente a Inclusão Social!

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Jovens catarinenses ganham capacitação gratuita do Google em tecnologia da informação

18.06.2021

Jovens catarinenses ganham capacitação gratuita do Google em tecnologia da informação

Estudantes da rede municipal fazem aplicativo que alerta sobre desastres ambientais

14.06.2021

Estudantes da rede municipal fazem aplicativo que alerta sobre desastres ambientais

Cocreation Lab abre inscrições para segunda turma no bairro Monte Cristo, em Florianópolis

11.06.2021

Cocreation Lab abre inscrições para segunda turma no bairro Monte Cristo, em Florianópolis

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.