spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 janeiro 2025

SuperSurf começa nesta quinta-feira no Costão do Santinho

EsportesSuperSurf começa nesta quinta-feira no Costão do Santinho
spot_img
spot_img

Compartilhe

Uma triagem de “gala” vai abrir a penúltima etapa do SuperSurf 2009 no Costão do Santinho e a previsão é de altas ondas para esta semana no norte da Ilha de Santa Catarina. O “Melhor Resort de Praia” do Brasil está estreando na Divisão Principal do Circuito Brasileiro, mas já levou para a Praia do Santinho etapas do Mundial WQS masculino e feminino e também da categoria Pro Junior.

Agora o desafio é pelos títulos brasileiros da temporada e os gráficos mostram excelentes condições de ondas já para quinta-feira, quando começa o campeonato que será encerrado na manhã do domingo em Florianópolis.

Grandes estrelas que já defenderam o Brasil na divisão de elite do surfe mundial, vão brigar pelas duas últimas vagas para a etapa catarinense do SuperSurf 2009, que é apresentado pela Nova Schin e Volkswagen, com o circuito nacional mais rico do mundo sendo realizado também com co-patrocínio da marca Nicoboco, da Gol Linhas Aéreas Inteligentes, da Claro e do BIC Comfort. A maior atração é Neco Padaratz, o convidado da Editora Abril, organizadora da maior competição do calendário brasileiro.

Ele foi o único a conquistar dois títulos mundiais consecutivos no WQS, em 2003 e 2004, passou seis meses fazendo tratamento nos EUA para poder surfar sem as dores crônicas nas costas que conviveu durante anos e voltou a competir no Brasil como convidado no SuperSurf da Bahia em Salvador, onde foi até as oitavas-de-final. Depois fez duas finais seguidas em etapas do WQS. Perdeu a de casa na Praia Mole de Florianópolis, mas venceu a da Praia de Itaúna, o “Maracanã” do surfe em Saquarema (RJ).

Neco está escalado na segunda bateria da triagem e vai estrear no SuperSurf do Costão do Santinho com dois ex-companheiros de ASP World Tour, o gaúcho Rodrigo Dornelles e o carioca Yuri Sodré. Outra ex-estrela da elite é o pernambucano Paulo Moura, que participa do primeiro confronto do dia junto com o cearense Márcio Farney e o carioca Simão Romão. As duas baterias serão completadas por dois surfistas indicados pela Federação Catarinense de Surf. Os oito irão disputar as duas vagas que completam o quadro de 48 participantes de cada etapa, com os top-46 do SuperSurf.

Aí o campeonato começa prá valer e todos as baterias são eliminatórias, como no novo formato de competição utilizado em algumas etapas do ASP Tour neste ano. Alguns catarinenses já estréiam logo nas primeiras baterias. Guilherme Ferreira inaugura a primeira fase com o paulista Saulo Junior.

A segunda é 100% catarina, entre Beto Mariano e Davi de Jesus. Só um avança para enfrentar os cabeças-de-chave da penúltima etapa do SuperSurf 2009 na segunda fase. Depois, tem Fábio Carvalho na quarta bateria com o niteroiense Guilherme Herdy, na sexta Tomas Hermes pega o pernambucano Halley Batista, na oitava Marco Polo enfrenta o paranaense Péricles Dimitri e outros também iniciam na primeira fase.