O Estádio da Ressacada, do Avaí, irá ser uma das sedes do Sul da Ilha de Santa Catarina para a execução de cursos gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que serão ministrados pelo SENAC.
O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira, 5, em encontro aberto na Ressacada com a participação de líderes comunitários e moradores dos bairros Carianos, Tapera, Costeira, Rio Tavares, Campeche e Ribeirão da Ilha.
A previsão de início das atividades é setembro. Serão, ao todo, 12 oportunidades: Auxiliar de Saúde Bucal, Balconista de Farmácia, Cuidador de Idosos, Recepcionista em Serviços de Saúde, Vendedor de Produtos Ópticos, Cuidador Infantil, Manicure e Pedicure, Cabelereiro Assistente, Auxiliar Administrativo, Recepcionista, Auxiliar de Cozinha e Salgadeiro.
Moradores de Florianópolis, de 16 a 59 anos, com renda de até três salários mínimos, podem participar. Os cursos estão disponíveis em instituições parceiras do Pronatec: Senai, Senac, Sest/Senat e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
Além do Pronatec Social, outros cursos estão à disposição no Pronatec Copa que é voltado mais para a área de Turismo, com foco nos cursos de idiomas.
Sobre o Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
O Pronatec – Brasil Sem Miséria, um dos projetos do programa, é uma ação de formação profissional voltada para os beneficiários de programas federais de transferência de renda, pessoas inscritas no Cadastro Único, beneficiários do BPC, entre outros.