Duas empresas de base tecnológica sediadas em Florianópolis são finalistas do Prêmio Nacional do Turismo 2019, que visa identificar, reconhecer e premiar iniciativas de destaque do turismo e profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do turismo no país. A Reviewr, especializada em gestão de avaliações e reputação online de empresas, é finalista na categoria Gestão de Dados e Monitoramento no Turismo. A Smart Tour concorre ao prêmio na categoria Tecnologia no Turismo com a solução Smart Survey: Pesquisa de Demanda Turística via IoT. Os vencedores serão conhecidos durante a cerimônia de premiação dia 4 de dezembro em Belo Horizonte – MG. As duas empresas são parceiras da administração na geração de dados relacionadas ao segmento do turismo na Capital.
Mais informações sobre o prêmio podem ser acessadas no link www.turismo.gov.br/assuntos/12935-pr%C3%AAmio-nacional-do-turismo-2019-iniciativas-de-destaque.html. “Só de termos chegado a final, já podemos considerar como um reconhecimento a essas iniciativas que têm sido parceiras da Prefeitura de Florianópolis na utilização de dados para o fomento do turismo na Capital. Acreditamos no impulsionamento desse segmento por meio da tecnologia, tanto que há 3 anos, essas pastas foram unificadas na estrutura da administração municipal pelo Prefeito Gean Loureiro,” explica o Superintendente de Turismo da Prefeitura de Florianópolis, Vinicius De Luca.
Conheçam as startups e as soluções oferecidas
Em abril deste ano, a startup Reviewr firmou uma parceria com a administração municipal, o que possibilitou a cessão do software da empresa para o monitoramento online de mais de 30 pontos turísticos da Capital. A plataforma coleta e reúne todas as avaliações feitas pelos visitantes nos principais sites de reviews como: TripAdvisor, Google, Booking e até no Facebook. Com o monitoramento e identificação das necessidades dos viajantes por meio dessas avaliações, a iniciativa proporciona ao poder público municipal, a identificação e panorama real das necessidades dos visitantes e auxiliam nas tomadas de decisão relacionadas ao turismo. Em breve a empresa vai ampliar o monitoramento de mais pontos turísticos e vai passar a englobar também, a área da gastronomia, hotelaria, comércio e infraestrutura.
Com o uso de Internet das Coisas, por meio de beacons, (dispositivos de localização que se comunicam por bluetooth com os smartphones), a plataforma Smart Tour Brasil fornece informações turísticas multi-idiomas por proximidade do usuário ao atrativo turístico onde o beacon está instalado. O acesso pelos turistas a essas informações, geram dados em tempo real como: número de visitantes em determinado local e dias da semana de maior fluxo, por exemplo. Desta forma é criado um mapa turístico em tempo real da região. Com os dados é feita uma pesquisa relacionada a demanda do segmento de forma prática e de baixo custo. Para a gestão pública, as informações geradas por meio do aplicativo se tornam uma importante ferramenta para tomada de decisões mais rápidas e eficientes e de auxílio na implantação de políticas públicas e ações efetivas para o setor.
Além das duas empresas, também representa Florianópolis no Prêmio Nacional do Turismo 2019, o Guia de Turismo Rodrigo Stupp, na categoria microempreendedor individual. Há três anos, o guia criou os Free Walking Tours em Florianópolis, que são roteiros que contam as histórias da cidade a partir de caminhadas que duram de 1h30min a 2h, onde utiliza fotos, áudios, músicas e até cheiros durante suas explicações, sempre pensando na melhor experiência do visitante. Ao final do tour as pessoas decidem quanto valeu o serviço e pagam o valor que consideram justo, do tipo PQQ (Pague o Quanto Quiser).