spot_imgspot_img
Florianópolis, 18 janeiro 2025

Startup Summit: rede MIDITEC abre processo seletivo para novas startups

TecnologiaStartup Summit: rede MIDITEC abre processo seletivo para novas startups
spot_img
spot_img

Compartilhe

Empresas catarinenses podem se inscrever até o dia 15 de setembro

Além da abertura da edição de 2024 do Startup Summit em Florianópolis, o dia 14 marcou também o aniversário de 26 anos da incubadora MIDITEC. O programa da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), mantido em parceria com o Sebrae Startups, celebrou a data com o lançamento do processo seletivo de startups para algumas das incubadoras que compõem a Rede MIDITEC. Empresas catarinenses de tecnologia nas fases de validação e operação podem se inscrever por meio deste link até o dia 15 de setembro.

Fachada3.jpg

A oportunidade de desenvolvimento de negócios está aberta para empreendedores das regiões de seis cidades de Santa Catarina e nas respectivas incubadoras da Rede MIDITEC: Florianópolis (MIDITEC); Blumenau (GENE); Brusque (CITI); Chapecó (INCTECh); Lages (Épsilon); Rio do Sul (GTEC). A rede também engloba uma incubadora temática, o SebraeHub, que selecionará GovTechs, startups com soluções voltadas para o setor público. 

As startups aprovadas no processo seletivo terão acesso a capacitações, consultorias, networking e aproximação a investidores e mentores. Mais de 100 empreendedores e especialistas estarão à disposição para compartilhar experiências e conhecimentos em mentorias.

A jornada de desenvolvimento abrange acompanhamento especializado para avaliação periódica da evolução do negócio até que a empresa possa se graduar no prazo máximo de três anos. No período, a startup também terá acesso a mais de US$ 250 mil de benefícios em produtos e serviços.

Para quem já participou do programa, o MIDITEC trouxe lições de direcionamento desde os primeiros passos do negócio:

“O MIDITEC abriu oportunidades, trouxe metodologia, era o momento de agora ou nunca da nossa empresa e a incubadora fez muita diferença” destaca Martha Rodrigues, cofundadora e CEO da Guapeco, startup de planos de saúde para pets que participou do MIDITEC.

Além das incubadoras com o processo seletivo aberto, a Rede MIDITEC é composta pelo total de 11 organizações que promovem o desenvolvimento de startups, abrangendo também as regiões de Joinville (Softville), Araranguá (ARATEC), Jaraguá do Sul (Novale) e Criciúma (Itec.In).

Nos 26 anos de história, o MIDITEC e a rede de incubadoras já apoiaram mais de 300 startups em Santa Catarina. O programa se consolidou no ecossistema estadual como uma iniciativa que forma empreendedores e garante longevidade às empresas. Entre os negócios graduados, destacam-se referências de mercado, como RD Station, Ahgora, JExperts, Prevision, Knewin, Pixeon e Asksuite. 

Sobre o MIDITEC 

Criado em 1998, o programa de incubação do MIDITEC já apoiou mais de 300 empresas. Antes restrita apenas à Grande Florianópolis, a rede do MIDITEC se expandiu por Santa Catarina, chegando a um total de dez incubadoras que utilizam a mesma metodologia. O programa de incubação ocorre nas modalidades residente e virtual e tem como objetivo apoiar empresas já constituídas, que tenham produtos, processos ou serviços inovadores consolidados e modelo de negócio definido. Gerido pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) em parceria com o Sebrae/SC, o MIDITEC também alcançou destaque internacional ao longo dos anos. Foi eleito em três oportunidades, a mais recente delas no começo de 2023, um dos cinco melhores programas de incubação do mundo pelo UBI Global World Rankings of business incubators and accelerators. Em âmbito nacional, foi considerado por quatro vezes a melhor incubadora do país pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Sobre a ACATE

A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) representa os interesses do setor tecnológico catarinense desde 1986. A missão da entidade é apoiar o ecossistema local de ponta a ponta, das startups às empresas de grande porte, gerando conexões que fortalecem o setor de tecnologia no estado. Para reforçar o ecossistema de inovação catarinense, a Associação é gestora de iniciativas como a incubadora MIDITEC, o laboratório de inovação aberta LinkLab e as Verticais de Negócios. Reunindo mais de 1.800 associados em 8 polos de inovação e tecnologia de Santa Catarina, possui Centros de Inovação na Grande Florianópolis e em Chapecó, além de presença em outras regiões do país e do mundo. Com um hub no Canadá, a entidade também é promotora de oportunidades de conexão e negócios para empresas que desejam iniciar sua jornada de internacionalização de maneira facilitada.