Módulo SMART foi desenvolvido pela Beerpass e viabiliza negócios totalmente autônomos
Uma nova tecnologia de autosserviço foi lançada no mercado cervejeiro, o módulo SMART. Desenvolvido pela Beerpass, startup de Florianópolis voltada para inovação em autosserviço de chopp, o módulo SMART foi criado a partir de uma solução inteligente de unir as tecnologias das máquinas de cartão e do autosserviço de chopp, resultando em uma solução inédita para o setor.
Alexandre Flores é Mestre em Computação e sócio fundador da Beerpass. Ele conta que o módulo permite que o cliente faça a compra de chopp diretamente na máquina e sirva-se de maneira totalmente autônoma, sem precisar baixar um aplicativo ou ter um cadastro prévio, o que possibilita operações 24 horas.
“A equipe de desenvolvedores pesquisou diversas soluções e, com base em tecnologias familiares para os clientes, como das máquinas de cartão, criou uma integração com o sistema de autosserviço de chopp, o que potencializa o serviço dos bares e também de negócios autônomos”, explica.
Para quem não sabe o autosserviço de chopp funciona a partir de dois módulos: um interno, próximo ao barril e ao sistema de refrigeração, e um externo, onde o cliente se conecta ao serviço. Através de um cartão ou do aplicativo, o cliente libera a torneira de chopp e serve diretamente nela.
No módulo SMART, essa estrutura foi aprimorada, viabilizando a recarga do cartão diretamente na interface de autosserviço, sem a necessidade de caixas ou totens de atendimento. Sendo que o próprio módulo tem suporte para internet 5G.
“Pensar em uma solução que suportasse internet 5G foi essencial para garantir a funcionalidade autônoma que buscávamos. Com isso, a tecnologia consegue atender vários modelos de negócios cervejeiros, mas o interessante é que viabiliza uma tendência do setor: operações self service de chopp 24 horas”, afirma.
Além disso, para atender um gap do mercado — a exigência de cadastro prévio antes da venda —, foi desenvolvida a funcionalidade “Encha Meu Copo”, inédita no setor de autosserviço de chopp. Ela dispensa o cadastro, o uso de um aplicativo e também de um cartão para quem deseja se servir pela primeira vez.
“Todo mundo só quer encher o copo!”, brinca Alexandre. “Para isso, fizemos muitos estudos, pesquisas de mercado e conversamos com clientes e parceiros, o que resultou em algo que soluciona uma necessidade importante dos donos de bares e cervejarias que é a desburocratização da venda”, conta.
Edital da Fapesc
A Beerpass foi recentemente contemplada no edital de incentivo à propriedade intelectual da Fapesc, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, o apoio que viabilizou a patente da tecnologia. O edital de chamada pública foi lançado, este ano, pela Fundação, em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A iniciativa visa valorizar as criações, ideias e produtos das pequenas e médias empresas de Santa Catarina.
Para Alexandre, o lançamento do módulo também representa o potencial tecnológico da região. “É um orgulho pra gente e pro nosso mercado termos uma solução inédita e desenvolvida por uma startup catarinense, mostra o potencial dos profissionais e das tecnologias criadas na nossa região e que ganham o Brasil e o mundo”, analisa Flores.