O aporte feito pela Columbia Capital será usado para expansão no mercado estadunidense e consolidação como principal empresa de Modern Data Stack na América Latina; mercado americano já representa 30% do faturamento
Isabela Blasi, Co-fundadora e Diretora de Novos Negócios, Matheus Dellagnelo, CEO, Daniel Avancini, Diretor de Dados e Vitor Avancini, Diretor de Tecnologia
A Indicium, empresa que impulsiona enterprises à cultura de dados, anuncia captação que pode chegar a R$ 200 milhões de reais (US$ 40 milhões), em rodada Series A feita pela Columbia Capital, venture capital norte-americano. Com o novo escritório localizado em Nova York, a Indicium usará o investimento para expansão nos Estados Unidos e para a consolidação como principal empresa de Modern Data Stack na América Latina.
Rumo a se tornar uma empresa global, a empresa catarinense já tem no mercado dos EUA 30% do faturamento, e 250 colaboradores no time, atendendo clientes como Pepsico, Bayer, Burger King, Volvo, Stellar, Hyland e Reps & CO. O valor será usado para o desenvolvimento de novas soluções e construção de um time local, liderado pelo novo Chief Revenue Officer (CRO), Chris Resch.
“Temos um modelo de negócios baseado no uso de metodologias avançadas, como a Modern Data Stack, que permitiu um crescimento de 100% a 150% ao ano, além de parceiros reconhecidos globalmente que nos ajudaram a transformar a mentalidade do uso de dados nas enterprises. Nossas soluções ajudaram a otimizar tarefas, prever movimentos e a impulsionar a tomada de decisões mais seguras, baseadas em dados”, afirma Matheus Dellagnelo, cofundador e CEO da Indicium. “Com o apoio da Columbia Capital, estamos prontos para expandir nossas operações nos Estados Unidos e consolidar a nossa presença na América Latina, além de continuar desenvolvendo novos produtos e soluções de ciência de dados, além de, consequentemente, aumentar nossa base de clientes”, complementa.
Jason Booma da Columbia Capital, afirma “As empresas vêm se esforçando para entender cada vez mais o valor dos dados e como incorporá-los à Inteligência Artificial. Acreditamos na proposta da Indicium, a empresa tem o que é preciso para ter sucesso no mercado, cada vez mais competitivo. A companhia tem uma ótima equipe de liderança e cultura, experiência em tecnologia e visão de mercado. Estamos ansiosos para vê-la escalar rapidamente e empolgados em apoiá-la”
Além da inauguração do primeiro escritório nos Estados Unidos, a Indicium anuncia também a chegada do novo CRO, Chris Resch, executivo com quase três décadas de experiência em empresas globais de tecnologia, entre elas a Amazon. Com a experiência no mercado local, Resch tem também a missão de impulsionar as empresas dos Estados Unidos a migrarem para Inteligência Artificial com a metodologia Modern Data Stack, que permite que grandes volumes de dados sejam processados de forma eficiente para a tomada de decisões para organizações dos segmentos de varejo, indústria, serviços financeiros, energia e logística.
Criada com os sócios Isabela Blasi (CBDO), Daniel Avancini (CDO) e Vitor Avancini (CTO), a Indicium se tornou referência na metodologia Modern Data Stack na América Latina. Entre os diferenciais da empresa, está a atuação desde a análise estratégica das necessidades das empresas, estruturação e implementação de processos e metodologias próprias de dados, até a formação de profissionais para que o negócio seja continuamente orientado a dados. Desde a criação, a empresa já realizou mais de 600 projetos, com média acima de 150% de ROI gerado.
Os primeiros passos da empresa no mercado norte-americano aconteceram ainda em 2021, quando os fundadores estudaram a região e os concorrentes. Na ocasião, identificaram oportunidades de negócio e entenderam que poderiam entregar uma solução qualificada de ponta-a-ponta, que atendesse às principais dores de grandes players estadunidenses.
Sobre a empresa:
A Indicium é uma empresa de dados criada para impulsionar organizações a uma cultura data driven. A partir de um diagnóstico, a Indicium define estratégia e time ideais para os projetos de dados, desenvolve métodos personalizados e gerencia projetos do início ao fim, para que as empresas gerem maior valor através de seus dados, permitindo que tomem decisões com confiança, impulsionando seu crescimento de forma contínua. Entre as soluções da empresa, que atende companhias de R$ 100MM a +R$ 1BI de faturamento, nacionais e internacionais, estão consultoria, treinamentos e o desenvolvimento completo de plataformas e produtos de dados nas áreas de Data Science, Analytics e Inteligência Artificial. Desde a criação, em 2017, a empresa catarinense já realizou mais de 600 projetos de dados para mais de 4 países, com crescimento de 150% em ROI calculados, diminuindo gastos e possibilitando ganhos por meio de decisões mais assertivas que levam a melhores resultados. Em 2022, 2023 e 2024, a marca foi certificada com o GPTW.