A The Insight, startup de Florianópolis, que desenvolve soluções em inteligência artificial para o mercado de petróleo & gás, foi uma das finalistas no Desafio Nacional da Petrobras/Sebrae, chamado “Conexões para Inovação”.
Com projeto na área de tecnologias digitais, a empresa venceu mais de 350 empresas de todo o Brasil nesta primeira fase. O projeto visa estimar a oferta e o preço de energia elétrica de forma dinâmica através da análise de várias fontes de dados do setor. Será desenvolvida uma ferramenta computacional para integrar diversas fontes de dados externos que simula oferta e preços futuros de energia elétrica no Brasil.
A união de expetises dos profissionais da empresa em inteligência artificial e nos setores de energia, petróleo & gás foi fundamental para a escolha da empresa catarinense.
Integram a equipe a especialista em gestão de negócios de petróleo & gás Alanna Wilcek, com mais de 20 anos de mercado, o cientista de dados Douglas Barbonaglia e a diretora de marketing Danielle Dias.
Na imersão na sede da Petrobras, que acontecerá no Rio de Janeiro, em setembro, a equipe apresentará a solução em um pitchday na estatal.
O desafio é dos maiores programas tecnológicos de incentivo às startups no Brasil, do qual a Petrobras investirá mais de 10 milhões de reais.