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Florianópolis, 28 novembro 2024
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Startup de Florianópolis apresenta soluções para microempreendedores

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Fundada em 2020 por Manuella Moreira, Mariana Perassa e Gabriela Humeres, a Pocket busca facilitar a vida de pequenos empreendedores nas redes sociais
 

Foi durante a pandemia, em 2020, que as empreendedoras Manuella Moreira, Mariana Perassa e Gabriela Humeres vislumbraram uma oportunidade para beneficiar principalmente profissionais autônomos e microempreendedores. As catarinenses, que comandam a MM Conteúdo Criativo em Florianópolis, decidiram abrir aPocket, uma startup que ajuda a desmistificar e facilitar a vida de pequenos empreendedores na hora de produzir conteúdo e alimentar as redes sociais.

Mariana, uma das sócias-fundadoras, lembra que quando tiveram a ideia de criar a Pocket o comércio estava todo fechado e quem não oferecia atendimento online “parecia não existir”. Isso aconteceu principalmente com empresários e profissionais autônomos e liberais, como nutricionistas, dentistas, advogados, psicólogos, entre outros. “Começamos a receber uma procura muito grande de pessoas que precisavam estar presentes também nas redes sociais, mas como não era uma estratégia planejada, não existia um budget separado para isso. Então, ficou claro que precisávamos pensar numa solução que coubesse no bolso desse público também”, comenta.

Para Manuella, que começou a empreender em 2018, a Pocketchegou num momento muito importante. Ela lembra que no início da carreira havia muita dificuldade para encontrar algumas informações e processos. “Penso que a Pocket na minha vida (naquela época) teria sido um grande facilitador, um manual que eu pudesse me espelhar e executar as minhas ideias, sem ter que efetuar um grande investimento. No início, a gente precisa se virar, e a ideia da Pocket é simplificar a vida do empresário”, ressalta.

Tanto que, segundo Gabriela, o objetivo da Pocket é acompanhar o empreendedor do começo da sua trajetória (no meio digital) até que ele obtenha uma melhor performance do negócio. “Para isso, criamos combos a fim de segmentar os produtos por etapas da jornada empreendedora, passando por Branding, Perfil Profissional e Vendas”, explica.

Mas, afinal, o que a Pocket oferece?

Pocket não faz apenas a venda de infoprodutos, mas sim de processos. Um exemplo é o ebook de Branding. Segundo Mariana, neste material é descrito todo o processo de criação que é seguido internamente na agência MM Conteúdo Criativo. “Além disso, o empreendedor encontra os caminhos que precisam ser percorridos desde a concepção da sua marca até as análises de futuras vendas”, salienta.


Gabriela ressalta que na Pocket é possível encontrar os mesmos processos realizados pela MM, no entanto a operação é no estilo DIY (Do it yourself), ou seja, faça você mesmo. “Nós damos o caminho e as ferramentas, mas o resultado final vai depender do esforço e organização do cliente. E no futuro, caso ele sinta a necessidade, a MM pode assumir essas funções”, explica.

A nutricionista Gabriela Ferreira, que atua em Florianópolis, conta que adquiriu um dos produtos da Pocket e que o mesmo a ajudou no seu crescimento e amadurecimento profissional. “Eu já tinha uma boa noção estética da ‘coisa’ e cuidava muito disso no meu feed do Instagram, mas com o ‘Combo de perfil’ a coisa se tornou tão bem pensada e mais simples que eu custo a acreditar. Me tornei a pessoa que planeja os conteúdos, mas não perde o que tá em alta, e isso tá sendo incrível. Agora tenho conteúdos prontos para vários tópicos e ideias de como fluir no flow do que está em alta”, destaca.

O processo de venda dos materiais da startup é 100% online e feito através do site mmconteudocriativo.com.br/pocket. No link é possível conhecer os produtos, valores e qual a utilização prática deles. “Temos produtos de Branding, que servem muito bem tanto para marcas quanto para branding pessoal; de Perfil Profissional, ideal para administrar uma rede social de qualidade; e Vendas, que vão de e-books de Tráfego até Planilha de Métricas. Para uma abordagem administrativa, temos planilha de CRM, planilhas de fluxo de caixa e por aí vai. A ideia é fazer com que o empreendedor tenha ainda mais sucesso nos negócios e, com todos esses materiais em mãos, possa dar seus primeiros passos sem precisar contratar uma agência logo de início”, completa Manuella.

Fotos: Maiana Perdomo