Julia Locks (COO) e Martha Rodrigues (CEO) criaram a Guapeco em 2021 ainda como estudantes da Udesc Esag, ao lado do desenvolvedor Thiago Pimentel (CTO). Foto: Divulgação/Guapeco
Nós já nos acostumamos a vê-los em todo lugar: nas ruas, nos shoppings, em restaurantes. Se, ao passear no parque, você parece ver cãezinhos para todo lado, não é só impressão. Nas áreas urbanas das cidades brasileiras, já há mais pets que crianças, de acordo com pesquisa do Instituto Pet Brasil feita em 2020 com dados do IBGE. Isso pode ajudar a explicar o sucesso de uma startup como a Guapeco.
Nascida em Florianópolis, em 2021, a Guapeco oferece planos de saúde para animais de estimação (não só, mas com foco em cães e gatos) e aposta na tecnologia para facilitar a vida do cliente e turbinar as vendas. A contratação é feita inteiramente pelo site, onde é possível até agendar atendimentos de serviços para os pets em empresas parceiras.
Os planos de saúde animal da Guapeco já atendem mais de mil pets e a meta é mais que duplicar esse número até o fim de 2023. A startup tem buscado novos mercados (já está também em Curitiba) e lançado mais produtos. O mais recente é o plano Guapeco Plus, que permite reembolsos de até 100% dos gastos em consultas, vacinas, exames e cirurgias, além de descontos de até 30% em outros serviços, como banho e tosa, táxi pet, dog hotel e creche.
Os planos corporativos (Empresarial e Empresarial Plus) podem ser contratados por empresas de todo o Brasil que queiram oferecer o benefício a seus colaboradores em condições mais atrativas. Nessa modalidade B2B2C, a Guapeco já conquistou clientes como RD Station (de tecnologia em marketing e vendas) e Grupo Stefanini (de soluções digitais para empresas).
Ambiente inovador
A Guapeco é mais um fruto do ambiente inovador para o setor de tecnologia em Florianópolis. A ideia foi apresentada em 2021 ao programa de aceleração de startups Esag Ventures, ligado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
A ideia de negócio foi inscrita na aceleradora por duas então estudantes da Udesc Esag – a CEO Martha Rodrigues (Administração Empresarial) e a COO Júlia Locks (Administração Pública) – e pelo desenvolvedor Thiago Pimentel (CTO). Além da Esag Ventures, a Guapeco passou pelo RME Acelera, da Rede Mulher Empreendedora.
Hoje, a Guapeco está no Miditec, da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), considerado um dos cinco melhores programas de incubação do mundo, de acordo com a UBI Global, organização fundada em 2013 em Estocolmo, Suécia, para identificar e localizar hubs de inovação pelo mundo.
Saiba mais sobre a startup em guapeco.com.br.