spot_imgspot_img
Florianópolis, 17 janeiro 2025

SOS Unimed completa 28 anos e supera marca de 10 mil atendimentos realizados por ano

SaúdeSOS Unimed completa 28 anos e supera marca de 10 mil atendimentos...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Serviço iniciou suas operações em 1996 e atua nas situações de urgência e emergência com atendimento imediato no local da ocorrência.

A saúde é um dos pilares fundamentais da vida humana, essencial para o bem-estar e a qualidade de vida. No entanto, em situações de urgência e emergência, a importância da rapidez e da eficiência se torna ainda mais evidente. Nesses momentos críticos, não há espaço para dúvidas ou hesitações; contar com serviços que estão preparados para atender às necessidades emergenciais significa garantir segurança e tranquilidade.

Saber que existe uma rede de profissionais dedicados e capacitados para agir rapidamente pode fazer toda a diferença. Esse é um exemplo do serviço pré-hospitalar SOS Unimed, que atende urgências e emergências na região da Grande Florianópolis. Ao completar 28 anos de cuidado e carinho com as pessoas em 2024, o serviço é um dentre muitos que a Unimed Grande Florianópolis oferece para cuidar das pessoas. Em se tratando do SOS Unimed, ele atua nas situações de urgência e emergência, proporcionando atendimento imediato no local da ocorrência.

Com início das atividades em meados de 1996, o SOS Unimed acumula a marca impressionante de 10,2 mil atendimentos realizados por ano a clientes da Unimed Grande Florianópolis e comunidade regional. Nascido do desejo de prestar um serviço de excelência às pessoas, é referência e participa ativamente dos acionamentos pelo telefone 0800 048 3600. Recentemente, foi reestruturado com novas instalações, equipamentos e  base operacional na Av. Patrício Caldeira de Andrada, 1261, em Capoeiras,  Florianópolis.


Socorro imediato
Com 14 anos de experiência no SOS Unimed, o médico Patricio Valenzuela Fuentes não recorda exatamente quantos atendimentos já realizou, mas destaca com orgulho que cada um deles é significativo. No entanto, um caso específico ficou marcado em sua memória, ocorrido em 2017.

Uma paciente de 60 anos sofreu parada cardíaca em seu apartamento. Enquanto a ambulância se deslocava para a residência, localizada em Jurerê, na época cerca de 20 km da base do SOS Unimed, a família recebeu orientações por telefone sobre os primeiros socorros. Ao chegarem, os profissionais conseguiram reanimar a paciente, que estava em parada cardiorrespiratória. A gravidade do caso exigia a intubação imediata e a administração de medicamentos para estabilizar sua condição.

Para garantir a segurança da paciente, foi necessário transportá-la de maca pelas escadas até a ambulância. Durante esse trajeto, a paciente teve uma segunda parada cardiorrespiratória, e a equipe precisou realizar a reanimação ali mesmo, nas escadas do edifício. Assim que chegaram à ambulância, ela foi levada ao hospital, e se recuperou. Esse incidente ilustra a relevância do trabalho em equipe, a rapidez na execução dos protocolos de saúde e a competência dos profissionais em situações críticas, onde não há espaço para hesitações.  “A vida é o nosso bem mais precioso e cuidar das pessoas, ajudá-las em um momento crítico não tem preço, ainda mais quando percebemos evolução no quadro de saúde dos pacientes”, sintetiza o médico.

Dona Nadir, de 90 anos, é um exemplo de gratidão pela vida! Mãe de nove filhos, avó de 27 netos e com quatro bisnetos, essa residente de São José zela por sua saúde, mas algumas questões relacionadas à idade requerem atenção médica. Ela encontrou esse suporte no SOS Unimed e na Unimed Lar, outro serviço da Unimed Grande Florianópolis que atende em casa os pacientes com dificuldade de mobilidade ou condições mais complexas. Quando começou a sentir dores, a família de Dona Nadir acionou o SOS Unimed, que, ao avaliar os sintomas, determinou a necessidade de enviar uma ambulância. Os primeiros atendimentos foram realizados em sua residência, e ela foi posteriormente levada ao Hospital Unimed, onde precisou ser internada devido a uma infecção urinária. Agora recuperada, Dona Nadir está de volta ao seu lar!