spot_imgspot_img
Florianópolis, 5 outubro 2024

Solução inovadora para a gestão de MEIs é lançada em Florianópolis

NegóciosSolução inovadora para a gestão de MEIs é lançada em Florianópolis
spot_img

OAB/SC sem dívidas

Após mais de década, pela primeira vez, a OAB/SC...
spot_img

Compartilhe

A Área MEi, lançada pela ACIF, é uma plataforma online que oferece uma série de serviços que prometem facilitar o dia a dia de microempreendedores individuais

No Brasil, milhões de pessoas sustentam suas famílias com pequenos negócios que, muitas vezes, começam de forma simples, em casa, com uma ideia ou habilidade transformada em serviço. Para muitos, ser Microempreendedor Individual (MEI) é um caminho para formalizar o trabalho e garantir uma renda mais estável. Pensando nisso, a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), lançou na semana em que se comemora o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (5 de outubro), uma novidade voltada a esses empreendedores: a Área MEI.

A proposta  da solução empresarial da ACIF é descomplicar a vida dos microempreendedores individuais, oferecendo apoio especializado para esse público e informações acessíveis que, até então, eram restritas a empresas de maior porte. “Sabemos que o MEI muitas vezes está sozinho, enfrentando o dia a dia de seu negócio sem o suporte necessário. A Área MEI vem justamente preencher essa lacuna, trazendo recursos simples para que esses empreendedores possam crescer de forma segura, ágil e estruturada”, explica Luiz Augusto Mendes, diretor de Mercado da ACIF.

A Área MEI  é uma solução completa para a gestão financeira, que permite a emissão de notas fiscais e guias tributárias, além de declaração anual MEI ecadastro de clientes.Além disso, o novo espaço  visa promover a inclusão desses profissionais no ambiente formal, ajudando-os a superar armadilhas comuns da informalidade e a falta de recursos especializados, ampliando suas oportunidades de crescimento.

Cumprindo sua vocação de melhoria do ambiente de negócios e de oferecer soluções que facilitem a vida do empreendedor, a ACIF lança o ÁREA MEI de forma promocional, a unindo uma série de benefícios além do acesso à plataforma, como: inclusão no Clube ACIF Free, Desconto em Encontro de Negócios e Convênio de Saúde Redesul, com telemedicina 24h, além de até 60% de desconto em consultas, exames de imagem, laboratórios, odontologia e farmácias, em uma rede de mais de 200 parceiros credenciados em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. A oferta de lançamento é sem carência e ainda integra o MEI no quadro de mais de 5 mil empresas associadas à ACIF.

Cenário dos MEIs no Brasil e em Florianópolis

Em 2023, o Brasil atingiu a marca de 15 milhões de MEIs registrados, dos quais 78% não possuem outra fonte de renda, destacando a importância dessa categoria para a formalização e sobrevivência econômica dos microempreendedores. As atividades mais comuns entre os MEIs incluem cabeleireiros, manicures e pedicures (12%), comércio varejista de roupas (8%) e serviços de reparação e manutenção (7%), entre outras.

Florianópolis segue essa tendência, com 65 mil microempreendedores individuais registrados, representando cerca de 40% das 134 mil empresas da cidade. Desse total, 68,6% atuam no setor de serviços, movimentando aproximadamente R$ 135 milhões por mês. No entanto, apenas 562 MEIs possuem funcionários vinculados ao CNPJ, o que evidencia a característica de negócios individuais e a necessidade de suporte especializado.

Com essa nova solução, a ACIF pretende permitir  que o microempreendedor encontre na entidade um parceiro para profissionalizar sua gestão e superar desafios com mais tranquilidade. “Vimos o empreendedor MEIs carente de apoio, inclusive pelo simples fato de ser sozinho e não ter obrigatoriedade de contabilidade. Mas, mesmo sendo um enquadramento fiscal mais prático, ele possui várias armadilhas de gestão e a  Área MEI é um produto que veio para sanar essa dor e ajudar o empreendedor individual a prosperar”, finaliza o diretor de Mercado da ACIF.

Para saber mais sobre a Área MEI:
https://www.areamei.com.br/