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Florianópolis, 23 novembro 2024

Software de planograma de varejo

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Otimizar a localização dos produtos na loja e nas prateleiras é fundamental para garantir o máximo de faturamento possível!

Alguns lojistas ainda acham que o merchandising de produtos não é um fator importante e que esta estratégia não causa impacto nenhum para a seleção de produtos do consumidor. No entanto, caso você saiba como os seus clientes pensam e se movimentam pela loja, você pode maximizar o uso de um software de merchandising e com isso afetar positivamente a maneira com que os produtos são exibidos nas lojas.

Confira o real valor e utilidade de uma software de planograma de varejo LEAFIO e obtenha uma apresentação dos Planogramas Automatizados voltados para o Merchandising de Produtos

Os planogramas são uma forma de ilustrar o posicionamento ideal de cada produto nas suas lojas. Eles incluem os equipamentos comumente utilizados para otimizar o layout das diferentes categorias de produtos, focando em oferecer ao lojista o posicionamento e o número ideal de produtos em exposição, aumentado a eficiência da prateleira. De forma simples, o planograma é uma imagem, ou um esquema, que os lojistas utilizam para planejar o layout de suas lojas de modo com que alcancem um display com maior potencial de vendas e experiência do consumidor.

Também é importante saber a definição de visual merchandising:

Visual merchandising – é um instrumento de marketing que utiliza o design, as cores, a iluminação, as técnicas e os recursos tecnológicos de display, entre outros, para melhorar a experiência do consumidor e estimular os clientes a comprarem o maior número de produtos.

Além dessas principais funções mencionadas anteriormente, as técnicas relacionadas à otimização dos planogramas ajudam os varejistas a: 

  • Acompanharem o comportamento dos consumidores, guiando a atenção e a movimentação deles nas lojas
  • Regulagem a seleção de marcas e categorias de produtos da loja
  • Se comunicarem efetivamente com os clientes
  • Reduzir as faltas de estoque, entre outros fatores.

O uso dos planogramas automatizados

Os planogramas são ainda mais importantes para os grandes lojistas que têm muito espaço para preencher com os produtos de uma variedade de fornecedores diferentes. Você pode aplicar as ideias e as metodologias de um planograma para ajudar a planejar os displays dos produtos mesmo no caso de você não estar, de fato, utilizando um planograma automatizado propriamente dito. Os planogramas podem melhorar os layouts para os tipos de displays mais variados como, por exemplo, refrigeradores, gôndolas, máquinas de vendas e painéis nas lojas e/ou supermercados.

Os supermercados devem saber se os produtos perecíveis caberão nas prateleiras antes de realizar os pedidos de compra. Detalhes como as medidas das embalagens dos produtos, as dimensões e layouts das prateleiras e, também, o giro dos produtos têm um papel importante a cumprir.

A criação de um planograma

Grandes empresas e redes de lojas podem tanto utilizar os serviços de profissionais do merchandising visual para ajudá-los a criar planogramas ou utilizar seus próprios colaboradores, capazes de realizar esta tarefa. Os fornecedores e distribuidores estão cada vez mais cientes de que precisam divulgar mais os seus produtos conforme a concorrência continua a crescer. Com isso, os fornecedores estão oferecendo aos lojistas não somente displays otimizados para os pontos de venda, mas também planogramas e outros materiais de marketing, gratuitamente.

  1. Busque os serviços de um profissional especializado na criação de planogramas. Este é um tipo de profissional cuja única responsabilidade é gerar e monitorar a solução de planograma de varejo com base no comportamento dos clientes e das metas de vendas.
  2. Crie o planograma. Você pode dar um toque pessoal para o merchandising visual através dos modelos de planogramas. Algumas lojas utilizam o método antigo, old school, de criar planogramas com lápis e papel. Você também pode fazer isso com as ferramentas do Google Docs caso você saiba utilizá-las. No entanto, o modo mais eficiente de criar planogramas é com um software específico para isso, como um software de merchandising, por exemplo. Nele, você terá a seu dispor – e de forma simples – todas as ferramentas necessárias para criar os planogramas, seja manualmente através dos recursos de arraste e solte, ou automaticamente, levando em conta o conjunto de regras que você escolheu.

Entendendo os planogramas

Muitos lojistas complicam demais os planogramas, o que geralmente faz com que eles percam o interesse depois de alguns meses. Em outras palavras, caso algo demore muito para ser feito e você tenha que repetir isso mês após mês, provavelmente você irá parar de fazer isso uma hora ou outra. Invista seu tempo ensinando as pessoas a como utilizar um planograma. Porém, saiba que seus colaboradores experientes, em particular, acharão que não precisam disso. Portanto, não basta apenas dar um planograma para eles, é necessário ter também algumas diretrizes visuais para eles seguirem.

Com a solução de SOFTWARE DE PLANOGRAMA DE SUPERMERCADO da LEAFIO e nosso aplicativo móvel, você não teria todo esse trabalho. Conforme os planogramas são alterados, você pode atribuir tarefas aos colaboradores das lojas diretamente do app. Os colaboradores então poderão ver imagens detalhadas dos equipamentos, das posições específicas de cada SKU e de quantos produtos devem ser colocados em exposição. 

Um planograma bem feito mostrará a você onde cada SKU da sua loja deve ser colocado. Seus colaboradores devem ser capazes de compreender um planograma para poder posicionar os produtos de forma adequada. A forma mais prática de entender a função de um planograma é se lembrar de qual é o objetivo específico do seu cliente e, então, focar nisso aos poucos. Isso fará com que seus colaboradores organizem as mercadorias de forma que cada cliente possa comprar o máximo de produtos em toda visita, o que geralmente acontece quando o planograma é criado de forma que motive os clientes a comprarem algo a mais além do que inicialmente planejavam. Todos os detalhes do layout de uma loja servem para isso: incentivar os clientes a comprarem mais.

Os planogramas também podem ser utilizados para educar os colaboradores das suas lojas. Considere providenciar os dados que levaram você a criar o seu novo planograma de loja, como o layout da loja e a informação do display de produtos. Compartilhar estas análises e dados com os seus colaboradores permitirá que eles ofereçam aos clientes um melhor serviço de atendimento e entendam mais sobre as necessidades de cada consumidor. Caso você queira aumentar suas vendas, é importante descobrir como ajudar a sua loja a promover mais os produtos para os clientes. 

Conclusões

Por fim, os planogramas são essenciais para o merchandising de produtos no varejo. Eles ajudam você a gerenciar seu estoque da forma mais eficaz possível, ao mesmo tempo que ajudam seus colaboradores a saber onde cada um dos produtos está localizado. Certos produtos podem estar em falta e/ou talvez tenham uma boa margem de lucro caso suas estratégias de merchandising não estejam alinhadas ao seu planograma. Como resultado, os clientes podem passar por uma experiência ruim na sua loja, gerando mais vendas perdidas. Você também pode deixar passar informações importantíssimas sobre o impacto de cada produto nas suas margens de lucro, o que afetará o seu modelo de vendas e o processo de tomada de decisões.

Para ser competitivo atualmente no varejo, e para aproveitar ao máximo o planograma como uma ferramenta de merchandising, não deixe de utilizar a solução de Otimização de Planogramas da LEAFIO. Com a nossa solução, você poderá: 

  • Criar planogramas de forma simple através dos nossos recursos de Arraste e Solte e autofacing de produtos, além de ter acesso a um software de merchandising visual e planogramas automatizados de acordo com os parâmetros de vendas e/ou giro de estoque, sobras de estoque, etc. 
  • Criar áreas específicas e preenchê-las com certos SKUs levando em conta a porcentagem de cada marca nas gôndolas e os parâmetros de vendas e/ou giro de estoque, entre outros. 
  • Analisar a eficiência das suas estratégias de merchandising visual através de recursos de análise extensiva capazes de encontrar discrepâncias entre o display e os níveis de vendas
  • Atribuir tarefas aos colaboradores das lojas para cumprir os objetivos dos planogramas e aumentar a eficiência das prateleiras
  • Digitalizar o processo de merchandising