O social commerce é uma estratégia de vendas que vem ganhando cada vez mais espaço no varejo brasileiro.
Mas o que exatamente é isso?
Basicamente, trata-se da utilização das redes sociais para aumentar as vendas.
Essa estratégia traz diversos benefícios para os varejistas, como você poderá conferir neste artigo.
Confira também alguns passos importantes para aplicar o social commerce em seu negócio!
O que é Social Commerce?
O Social Commerce é uma estratégia de venda que usa as redes sociais para promover produtos ou serviços.
A ideia é aproveitar o alcance das redes sociais para impactar um público maior e, assim, aumentar as vendas.
Esse tipo de estratégia utiliza as inúmeras possibilidades que as redes sociais disponibilizam.
Como anúncios, posts patrocinados, conteúdos orgânicos, influenciadores digitais e muitos outros.
Com isso é possível vender através do Facebook, Instagram, Pinterest, TikTok, WhatsApp e YouTube, por exemplo.
As redes sociais são canais extremamente úteis para vender, pois possuem um grande alcance e oferecem diversas opções de anúncios e conteúdos.
Além disso, é possível impactar diferentes públicos de acordo com o objetivo da campanha.
Como o Social Commerce auxilia os varejos?
O Social Commerce auxilia os varejos de diversas formas, desde a atração de clientes até a finalização da compra.
Uma das principais formas é aumentar o alcance dos produtos, pois as redes sociais permitem que as marcas impactem um número maior de pessoas.
Também é possível segmentar o público para que ele seja impactado pelos anúncios e posts patrocinados.
Outra forma é aumentar a conversão, ou seja, a taxa de pessoas que passam da etapa de ver o produto até a finalização da compra.
Isso é possível com um bom posicionamento dos produtos nas redes sociais e também com uma boa estratégia de conteúdo.
Por fim, o Social Commerce também ajuda a fidelizar os clientes, pois as redes sociais permitem que as marcas criem um vínculo mais próximo com seus consumidores.
Isso é possível através de conteúdos relevantes e também com a criação de grupos e comunidades.
Vantagens do Social Commerce
O Social Commerce traz inúmeras vantagens para quem atua online, confira:
– Diversas opções de canais de atuação;
– Possibilidade de viralização de conteúdos;
– Aumento das vendas;
– Melhora da relação com o cliente;
– Maior alcance da marca;
– Diminuição dos custos com divulgação e propaganda;
– Geração de leads qualificados.
Como podemos ver, são várias as razões pelas quais as empresas devem investir no Social Commerce como parte de uma estratégia de vendas online.
E ainda nesse sentido, para melhor acompanhar esse processos e transações, vale apostar em um CRM de vendas.
Porém, o canal físico não pode ser esquecido e deve servir como uma extensão da marca e oferecer aos consumidores uma experiência completa e diferenciada.
Para isso, avalie estratégias como buy online e pick up in store, use um sistema de roteirização para garantir que a encomenda chegue em tempo hábil e considere frete grátis.
Como aplicar o Social Commerce
Agora que você já sabe o que é Social Commerce e quais as suas principais vantagens, chegou a hora de aprender como aplicar essa estratégia no seu negócio!
#1 Aposte na sua rede social mais relevante
O primeiro passo é escolher qual a rede social mais relevante para o seu negócio.
Lembre-se que cada rede social tem um público e uma forma de comunicação diferentes, então analise qual delas é a melhor para o seu tipo de produto e para o seu público-alvo.
Uma vez que você escolha a rede social, é importante investir na produção de conteúdos relevantes e de qualidade para atrair mais seguidores e impactar positivamente o público.
É essencial também fazer uma boa análise das concorrentes para saber como elas estão se posicionando nas redes sociais e quais as melhores estratégias para atuar.
Por fim, não se esqueça de monitorar o desempenho das suas postagens e aumentar ou diminuir o ritmo conforme for necessário.
#2 Invista nos produtos preferidos pelos consumidores
As redes sociais são extremamente úteis para identificar os produtos preferidos pelos consumidores e, assim, investir naqueles que têm mais potencial de venda.
Para isso, fique de olho nas postagens que geram mais engajamento e também nas que estão sendo compartilhadas com frequência.
Analise também as palavras-chave utilizadas pelos seus seguidores para identificar os produtos de interesse.
Uma vez que você identifique os produtos com mais potencial, invista na criação de uma estratégia de conteúdo para impactar positivamente o público e aumentar as vendas.
Não se esqueça de oferecer descontos e promoções para os produtos em destaque, assim você aumenta as vendas.
#3 Incentive as avaliações dos produtos
As avaliações dos produtos são extremamente importantes para auxiliar os consumidores na hora da compra.
Por isso, incentive as avaliações dos seus produtos nas redes sociais, principalmente aqueles que têm mais potencial de venda.
Para isso, você pode utilizar a estratégia de sorteio, oferecendo um desconto ou uma promoção para quem realizar a avaliação.
Outra forma é criar um cupom de desconto para quem realizar a avaliação e compartilhar nas redes sociais.
Nesse sentido, você pode ser criativo no incentivo das avaliações.
Você pode, por exemplo, enviar um e-mail marketing simulando um documento formal em que o consumidor pode avaliar o produto.
Esse documento pode ser atrativo e ter um campo para formalizar com assinaturas eletrônicas, autenticando seu valor.
Além disso, é importante responder tanto às avaliações positivas quanto às negativas, assim você demonstra que está atento às opiniões do seu público.
Acompanhe também as avaliações para identificar possíveis problemas com os produtos e tomar as medidas necessárias para solucionar o problema.
#4 Foque no atendimento dentro das redes sociais
O atendimento nas redes sociais é extremamente importante para fidelizar os clientes e impactar positivamente a imagem da marca.
Por isso, invista em um atendimento de qualidade que seja rápido para solucionar as dúvidas dos consumidores.
Para isso, é importante ter um profissional capacitado para atender as solicitações e que esteja sempre disponível para solucionar os problemas.
É importante monitorar o desempenho do atendimento e acompanhar as métricas para identificar possíveis problemas.
Nesse sentido, é importante investir em treinamentos periódicos para os profissionais que atuam no atendimento.
E também na criação de um manual de atendimento para padronizar as respostas.
Por fim, é importante lembrar que o atendimento nas redes sociais deve ser humanizado, afinal, o consumidor está interagindo com uma pessoa e não com uma marca.
Portanto, é importante utilizar um tom amigável e solucionar o problema do consumidor da melhor forma possível.
Assim, você impacta positivamente a imagem da marca e aumenta a fidelidade dos clientes.
Gostou de saber mais sobre como aplicar a estratégia de social commerce?
Então não perca tempo e comece hoje mesmo para ter mais sucesso no seu negócio.