spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 janeiro 2025

Sistema viário na avenida Beira-Mar Norte em Florianópolis será revitalizado

GeralSistema viário na avenida Beira-Mar Norte em Florianópolis será revitalizado
spot_img
spot_img

Compartilhe

Reforma começa pelo canteiro de obras e calçadas

O sistema viário da avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis, será revitalizado. A reforma começa com as calçadas e o canteiro de obras.

De acordo com o secretário-adjunto de Obras, Luiz Américo Medeiros, a previsão é que o serviço na avenida comece na próxima semana, em frente ao trapiche, que também será reformado.

A recuperação do passeio será feita em toda a extensão da avenida, em pelo menos seis quilômetros, e deverá ser concluída até outubro. O trânsito não será interrompido.

Aterro

A reestruturação do aterro deve começar no final deste mês. A obra é para repor as pedras à beira-mar, que com o tempo foram levadas pelo mar. O trabalho deve ser feito em até nove meses.

— Há regiões que temos apenas o barro, precisamos recolocar as pedras — explica o secretário.

Asfalto

O asfalto será recuperado entre a rótula perto da rodoviária e o elevado de acesso à avenida da Saudade, no bairro Itacorubi. A obra exige interrupção do tráfego e ainda não foi feita licitação.

O recapeamento começou em setembro de 2009 e não foi concluído. Além de causar filas, a chuva danificou o asfalto. Restaram buracos e pistas sem pinturas. O contrato com a empresa foi cancelado.

O secretário-adjunto garantiu que o cronograma dos trabalhos será divulgado para a população, o que evitará os transtornos como os do ano passado. As obras estão estimadas em R$ 8 milhões.

Alternativa para não atrasar obra
Em reunião ontem à tarde entre Deinfra e Secretaria de Obras de Florianópolis, ficou definido que o órgão estadual vai encontrar uma alternativa para ampliar a fundação da Ponte Hercílio Luz, sem que a obra passe pela Avenida Beira-Mar Continental. O reforço na estrutura exigia um novo traçado para a avenida, o que atrasaria a conclusão.

O secretário de Obras, José Nilton Alexandre, informou que será mantido o cronograma da implantação da via – a pavimentação será concluída em março. A urbanização, que inclui área de lazer, ciclovias, calçadas e estacionamentos, deve ser finalizada em dezembro. A Avenida Beira-Mar Continental terá duas pistas em cada sentido e compreende o trecho entre o entroncamento do Bairro Coqueiros com a Ponte Pedro Ivo até a Ponta do Leal, no Bairro Estreito. A obra está orçada em R$ 43 milhões.

(DC, 19/01/2010)