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28.05.2020

Sistema de Ensino Energia e o novo momento na educação

28.05.2020
Sistema de Ensino Energia e o novo momento na educação
Foto: Divulgação

 

Departamento pedagógico participa de fórum nacional sobre a retomada das aulas presenciais. Escola é a única de Santa Catarina a integrar o grupo de discussões.

 

Reinvenção. Nunca essa palavra foi tão usada e necessária. Desde a segunda quinzena de março essa vem sendo a linha de condução de todos os trabalhos desenvolvidos, nos mais variados setores econômicos. Na educação, não seria diferente. O Sistema de Ensino Energia vem realizando diversas capacitações com sua equipe interna visando uma adequação ao momento que todos estão enfrentando e, para isso, também está participando de um fórum nacional que debate o retorno das aulas presenciais, no que concerne ao planejamento pedagógico, emocional, tecnológico, na linha de saúde, barreiras e desafios arquitetônicos, embasamento jurídico e financeiro, as ferramentas para um relacionamento cada vez mais direto e prático com as famílias e a adequação aos protocolos essenciais.

 

Integram o Fórum Nacional de Retomada às Aulas Presenciais cinco profissionais da escola: a pedagoga Ana Luiza Pires, a coordenadora de evento Ana Patrícia Teixeira, a coordenadora do ensino fundamental Karine da Luz, a coordenadora do ensino infantil Leticia Martins e a coordenadora pedagógica da escola, Gabriela Filippon. A capacitação iniciou ontem e se estende até o dia 29 de maio. “O evento discute os projetos educacionais e a retomada de onde paramos, pois todos nós temos novos desafios pós-quarentena e com certeza muito mais intensos. As propostas ao mundo atual podem dar um impulso a novas mudanças no mundo da educação. O evento planeja, prepara e organiza a nova escola para  o que se apresenta”, destaca Gabriela. O Sistema de Ensino Energia é a única instituição catarinense a participar desta capacitação, que conta com mais de 200 escolas de todo o país, dentre públicas e privadas.

 

Entre os palestrantes nacionais e internacionais estão o professor João Carlos Martins, que coordenou o debate sobre o diagnóstico do nivelamento dos alunos na recuperação do aprendizado. A reestruturação pedagógica da escola foi coordenada por Leatrice Barreto Alencar, que abordará assuntos como estudos da felicidade e do programa de reorganização do calendário escolar visando garantir os objetivos de aprendizagem. Além destes temas, norteiam todo o embasamento pedagógico temas como: a pandemia e a volta às aulas,  ensino de alto desempenho na volta às aulas: ensino híbrido X aprendizado significativo e o acolhimento emocional aos alunos e às suas famílias.

 

Além disso, o fórum apresenta eixos norteadores comuns: o “Novo Normal”, “a nova Escola” e a “saúde física de toda a comunidade acadêmica”. A coordenadora Karine da Luz destaca que não será uma retomada de onde paramos, pois teremos novos desafios, deve ser muito mais intenso.

 

Esse fórum vem para levantar temas que serão importantes no momento da retomada, respeitando as individualidades e peculiaridades, tanto das regiões, quanto das escolas e dos alunos. “São trocas extremamente construtivas e que nos proporciona um novo olhar sobre temas importantes, trazendo a prática e sistemáticas de outras regiões do país. Estamos trabalhando no novo calendário escolar, contudo, ele não se resume ao cálculo de dias e horas trabalhadas e a serem trabalhadas, ele deve englobar a forma que vamos reabrir a escola, como vamos organizar os alunos, os intervalos, quais serão os protocolos na chegada e, acima de tudo isso, trazer ainda mais o aluno para o eixo central deste raciocínio, com um tripé que deverá conter: conteúdos x aprendizados x desenvolvimento”, explica Karine.

 

Outro ponto importante deste grupo de debate é projetar o equilíbrio entre as horas no ensino à distância e a retomada. “Sabemos que mesmo resgatando essas horas do ensino à distância, nada substitui o dia a dia na escola, então torna-se primordial pensarmos o que neste momento figura como imprescindível, tanto para vida quanto no desenvolvimento escolar”, pontua Letícia.

 

Planejar, preparar e organizar a nova escola é função e prioridade para o Colégio Energia. “Temos que estar preparados para este momento, afinal temos uma missão e o tempo urge, por força de decretos, normativas, podemos voltar a qualquer momento e temos que estar prontos, por isso o planejamento é construído e alinhado todos os dias, pois não deixaremos que este momento que estamos vivendo interfira na qualidade do ensino que sempre nos propusemos e que faz parte da nossa missão como empresários e cidadãos”, finaliza Gabriela Filippon.

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