As ampliações de horário não são obrigatórias e devem seguir as regras exigidas pelas Convenções Coletivas de Trabalho.
O Sindilojas de Florianópolis e Região, em parceria com a CDL Florianópolis, divulga as novas sugestões de horários para os comércios de rua da cidade durante o mês de dezembro. Apesar das sugestões, os lojistas terão o direito de seguir os próprios critérios, contanto que mantenham o acordado entre os sindicatos patronal e laboral.
A ampliação dos horários começa a valer a partir da próxima segunda (6) com atendimento até as 19 horas, mantendo-se assim durante o restante da semana. Conforme o Natal for se aproximando, os horários serão estendidos até as 20h e 22h – na segunda e terceira semanas de dezembro, respectivamente.
Para os comerciantes, é importante estar atento às normas dispostas pelas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), uma vez que as ampliações dos horários não eximem as empresas do cumprimento da legislação trabalhista em vigor, sendo direito dos trabalhadores o recebimento das horas extras exercidas. “Além disso, é de extrema importância que os colaboradores estejam cientes da prorrogação de seu horário de trabalho com antecedência para poderem se programar”, ressalta Paulino de Melo Wagner, presidente do Sindilojas.
Imagem: Divulgação