spot_imgspot_img
Florianópolis, 20 janeiro 2025

Sindicato dos Jornalistas divulga nota repudiando ataque à liberdade de imprensa em Canasvieiras

GeralSindicato dos Jornalistas divulga nota repudiando ataque à liberdade de imprensa em...
spot_img
spot_img

Compartilhe

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina divulgou nesta segunda-feira, 11, uma nota de repúdio a mais um caso de impedimento do exercício profissional dos jornalistas em Florianópolis.

O caso ocorreu neste domingo, 10, na Unidade de Pronto Atendimento do Norte da Ilha: uma equipe do jornal Notícias do Dia foi colocada para fora da unidade de saúde quando entrevistava pacientes que passaram mal após tomar banho de mar nas praias da região.

Clique aqui para ver a matéria sobre o ocorrido no jornal Notícias do Dia.

Abaixo, a Nota de Repúdio do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina

"O Sindicato dos Jornalistas vem repudiar mais um caso de impedimento do exercício profissional dos jornalistas, ocorrido em Florianópolis, neste domingo (10). Uma equipe do jornal Notícias do Dia foi expulsa de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Canasvieiras, enquanto entrevistava turistas que passaram mal após tomar banho de mar nas praias da região. Os jornalistas foram impedidos de entrevistar os turistas estrangeiros que aguardavam na fila do atendimento.

Primeiro, o segurança da unidade tentou barrar os jornalistas. Em seguida, a médica plantonista responsável passou o mesmo recado de maneira mais incisiva. Segundo matéria publicada no próprio ND, “apesar de estarem conversando com os turistas na recepção da UPA – área pública de livre circulação de pessoas e, portanto, juridicamente legal para a imprensa atuar – a reportagem foi obrigada a sair do prédio acompanhada pelo segurança”. A direção do jornal não se manifestou formalmente, mas afirmou ao SJSC esperar tratar-se de um caso isolado.

Em menos de trinta dias, é o terceiro caso de profissionais sendo impedidos de exercer o seu trabalho. O caso do ND soma-se ao apagamento de imagens de uma repórter do Diário Catarinense, que registrou uma agressão policial no Terminal de Integração do Centro (Ticen), em 13 de dezembro; e a detenção de um repórter fotográfico e a prisão de duas jornalistas no dia 19 de dezembro do ano passado."