A criação de um roteiro enoturístico pode atrair investidores e turistas para o estado, colaborando com o crescimento da economia das regiões produtoras de Vinhos Finos de Altitude
O IV Simpósio Catarinense de Vinhos Finos de Altitude, que acontece nos dias 3 e 4 de dezembro, no CentroSul, em Florianópolis, discutirá a importância de Santa Catarina investir em um grande projeto de Enoturismo nas regiões de São Joaquim, Caçador e Campos Novos. Esses municípios, produtores de Vinhos Finos de Altitude, estão entre os que têm o IDH (índice de desenvolvimento humano) mais baixo do estado e, por isso, discutem-se alternativas para reverter essa situação.
Para José Fernando da Silva Protas, da Embrapa Uva e Vinho/ Epagri, a “vitivinicultura de Santa Catarina apresenta um grande potencial para a atividade turística”, o que faz com que seja necessário fazer investimentos neste setor para atrair os turistas até essas regiões. Segundo ele, a atividade de vinho, quando integrada ao turismo, é importante geradora de emprego e renda.
Fábio Búrigo Zanuzzi, coordenador estadual de agronegócio do SEBRAE/SC, explica que o Simpósio apresentará ideias, mostrará exemplos de sucesso e provocará o público presente a investir no enoturismo. Ele lembra, porém, que será preciso unir esforços para desenvolver um projeto deste nível, uma vez que a região precisaria investir não só em roteiros, mas também na construção de hotéis, bares, restaurantes e diversos outros serviços necessários para um turismo de qualidade.
Programação do Simpósio vai priorizar o Enoturismo
De acordo com Protas, “toda a abordagem do Simpósio será convergente e mostrará os caminhos que deverão orientar um grande projeto de enoturismo no Estado de Santa Catarina”. Para isso, no dia quatro de dezembro três palestrantes se dividem em um painel que abordará diversos aspectos para a criação deste projeto. O Dr. Jorge Tonietto, da Embrapa Uva e Vinho, fala sobre o clima e as paisagens das regiões produtoras. A professora Ivanira Falcade, da Universidade de Caxias do Sul, fala sobre as paisagens vitícolas, patrimônio e enoturismo. Quem encerra o painel é a francesa Yvelise Sciard, do Conseil Interprofessionnel des Vins d’Alsace, mostrando o sucesso do enoturismo na região francesa de Alsacia e as estratégias de enoturismo.
As inscrições para o IV Simpósio Catarinense de Vinhos Finos de Altitude podem ser feitas pelo e-mail acavitis@acavitis.com.br, ou pelo telefone (49) 3233 3870.
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira, 03/12/2009
14h30: Palestra- Mercado vitivinícola mundial: como competir e vencer com nossos vinhos
Palestrante: Mario Geisse, Diretor Técnico da Casa Silva (Chile) e Diretor Presidente da Cave de Amadeu (Brasil)
16h: Palestra- Os vinhos finos de altitude de Santa Catarina no contexto da atual vitivinicultura brasileira
Palestrante: Celito Guerra, da Embrapa Uva e Vinho
17h30: Palestra- Case: Vinhos finos de altitude de Tarija (Bolívia): estratégia organizacional e oportunidades de mercado
Palestrante: Luiz Antonelo, da Fundación AUTAPO/ Bolívia
19h: Sessão plenária
20h30: Jantar harmonizado com vinhos finos de altitude de Santa Catarina comentado pelo Sommelier João Lombardo, para os inscritos
Sexta-feira, 04/12/2009
8h30: Painel- Clima, paisagens vitícolas e Enoturismo
Palestrantes: Dr.Jorge Tonietto, da Embrapa Uva e Vinho; Ivanira Falcade, da Universidade de Caxias do Sul e Yvelise Sciard, do Conseil Interprofessionnel de Vins d’Alsace, França.
11h: Palestra- Marca coletiva Acavitis: o que é e onde está
Palestrantes: Dr.José Fernando da Silva Protas, da Embrapa Uva e Vinho/ Epagri e Dr. Luiz Fernando Vianna, da Epagri/Ciran
12h30: Seção de encerramento