A presença do computador e da rede de internet no dia-a-dia é indiscutível. É notável também o espaço que esses recursos conquistaram no processo de ensino-aprendizagem. É nesse contexto que Florianópolis sedia, entre os dias 17 e 20/11, o XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE).
Serão quatro workshops, dezenas de minicursos, palestras, debates sobre resultados de pesquisa e relatos de experiências com apresentação de artigos em Sessões Técnicas e concursos de Teses de Doutorado, Dissertações, e Trabalhos de Conclusão de Curso.
Através das atividades programadas, a proposta é divulgar a produção científica nacional na área de Informática na Educação e também promover a troca de experiências e ideias entre profissionais, estudantes e pesquisadores que atuam em pesquisa científica e tecnológica na área e em áreas correlatas.
As inscrições para o Simpósio devem ser feitas pelo site www.sbie.org.br até o dia 14/11. Após a data, podem ser realizadas na Secretaria do SBIE durante o evento. A tabela de valores está disponível no mesmo site de inscrição.
O período de submissão de artigos e trabalhos para apresentação já foi encerrado.
O público de interesse é multidisciplinar. O SBIE costuma atrair profissionais e estudantes da área de Computação, Educação, Engenharia, Psicologia e Ensino de Ciências Sociais de um modo geral. Há participação de professores de ensino médio e fundamental público e privado, e também de gestores de Educação de diversos níveis interessados na temática da Educação mediada por Tecnologias de Informação e Comunicação.
O evento, realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação, tem a sua vigésima edição organizada pela Universidade Federal de Santa Catarina, sob coordenação do Departamento de Informática e Estatística, em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí.
20 anos de Informática na Educação
Este ano, o SBIE traz a temática ‘20 anos de Informática na Educação: Repensar, reciclar, reutilizar e revitalizar’. O objetivo é repensar o papel da escola, dos professores e dos processos educativos que são mediados por tecnologias.
Admitindo a influência das novas tendências, propõe-se uma renovação das práticas educacionais.
“Pretende-se refletir sobre os acertos e erros nestes 20 anos, as políticas educacionais, as tendências pedagógicas e tecnológicas, o eterno problema da formação dos professores, o conflito de gerações (nativos digitais X imigrantes digitais) e demais assuntos nesta direção.”, completa André Raabe, coordenador de Programa do evento.
Veja a programação completa pelo site www.sbie.org.br.
Mais informações com André Raabe pelo e-mail raabe@univali.br
Por Tifany Ródio / Bolsista de Jornalismo na Agecom