fique por dentro de floripa

- Grande Florianópolis - Shopping Itaguaçu adota práticas de responsabilidade social e ambiental

11.05.2021

Shopping Itaguaçu adota práticas de responsabilidade social e ambiental

11.05.2021
Shopping Itaguaçu adota práticas de responsabilidade social e ambiental
Foto: Divulgação

 

Empreendimento vem construindo uma cultura organizacional, investindo em projetos sustentáveis que o tornem referência em programas na área de responsabilidade socioambiental empresarial

 Implementar a sustentabilidade nas empresas ainda não é uma tarefa muito fácil e exige uma mudança na cultura organizacional. No entanto, apesar das dificuldades, o Shopping Itaguaçu vem construindo essa cultura, promovendo e investindo em projetos sustentáveis que o tornem referência em programas na área de responsabilidade socioambiental empresarial.

Atualmente, diversos pontos estão sendo trabalhados no empreendimento, o que garante bons resultados sustentáveis. Hoje, a água pluvial é uma alternativa concreta para uso de descargas de vasos sanitários dos banheiros do shopping e da irrigação dos jardins. O empreendimento conta com caixas d’água que na somatória comportam 120 mil litros. Vale destacar que hoje, mensalmente, são utilizados quase 4 milhões litros/mês de água para manter a estrutura do shopping, administração e lojas, a mesma quantidade correspondente à captação de 30 dias de chuva.

Sobre a reciclagem de lixo, o Shopping Itaguaçu recebeu o Selo Verde, ou seja, recicla 100% de todo o resíduo sólido gerado no empreendimento por meio do Centro de Reciclagem administrado pela empresa Brooks Ambiental. Tal ação reflete diretamente em 65% do desvio de aterro que são os famosos lixões que poluem os lençóis freáticos e prejudicam o ecossistema. Além disso, há o tratamento de todo o resíduo orgânico gerado no shopping pela Fast Compost na qual transforma o lixo em adubo, retornando para a terra sem agressão ao ecossistema. No ano de 2020, de janeiro a setembro, o Shopping Itaguaçu reciclou mais de 72 toneladas de lixo, sendo 37% advindo de papel e papelão, 13% óleo vegetal, 12% plásticos, 5% vidros e 3% objetos metálicos.

Para estimular a modernização e a sustentabilidade na indústria automobilística e o aumento da eficiência dos meios de transporte foi montado no shopping um eletroposto. O projeto é uma iniciativa da Celesc Distribuição S.A., dentro do programa de pesquisa e desenvolvimento da ANEEL, para estudar o carregamento de veículos elétricos, seus impactos na rede de distribuição e a forma de inserção dos eletropostos no mercado nacional. A operação-piloto, desenvolvida pela Fundação CERTI, contará com eletropostos prontos para utilização dos usuários de veículos elétricos de forma simples e interativa.

Outra campanha socioambiental desenvolvida no shopping consiste no Projeto Rotary. Com o apoio da comunidade são arrecadados lacres de latas de bebidas e alimentos visando reduzir o impacto do lixo no meio ambiente e reverter essas doações em um presente a quem precisa. Os lacres são vendidos e com os recursos financeiros são compradas cadeiras de rodas, que são doadas a pessoas em vulnerabilidade social ou instituições que atuem com este público. Através disso, desenvolve-se uma cultura voltada ao cuidado com o meio ambiente, com o consumo consciente e, principalmente, com o ser humano.

Outras práticas sustentáveis serão implementadas no ano de 2022 como, por exemplo, a criação de uma horta. O projeto visa o princípio da agroecologia, no qual será adotado o sistema de rotação de cultura e consórcio entre as espécies. A horta terá os portões abertos uma vez por semana para colaboradores do shopping e lojistas, ampliando a visita para a comunidade. Além disso, o objetivo é abastecer projetos que servem almoços/jantares para a comunidade carente de São José. Outras iniciativas serão abordadas com a criação da horta, como a promoção de oficinas para qualificar os indivíduos a produzirem seu próprio alimento, ação para os clientes do shopping em datas específicas e parcerias com colégios para aulas práticas. Quando instalada uma cobertura neste local, haverá uma redução na incidência de radiação solar na estrutura do prédio do empreendimento, no qual irá promover o sistema de reaproveitamento de água pluvial, não sobrecarregando o sistema público de esgoto pluvial e não dependendo da água fornecida pela concessionária de abastecimento. 

O Shopping Itaguaçu seguirá atendendo os pré-requisitos das políticas de responsabilidade socioambiental empresarial, gerindo e investindo em uma boa gestão dos resíduos para promover a redução significativa dos impactos ambientais.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Pernambucanas chega no Continente Shopping e totaliza 12 lojas em Santa Catarina

18.06.2021

Pernambucanas chega no Continente Shopping e totaliza 12 lojas em Santa Catarina

Projeto social na Amazônia recebe doação de empresa da Grande Florianópolis

17.06.2021

Projeto social na Amazônia recebe doação de empresa da Grande Florianópolis

Nova galeria de arte do Shopping Itaguaçu receberá artistas renomados do Estado

16.06.2021

Nova galeria de arte do Shopping Itaguaçu receberá artistas renomados do Estado

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.