spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 janeiro 2025

Sexta Jazz AF apresenta as composições imortais de Django Reinhardt

VariedadesSexta Jazz AF apresenta as composições imortais de Django Reinhardt
spot_img

Música no Pátio oferece fim de semana com apresentações musicais ao vivo

Evento semanal no Pátio Milano une gêneros musicais variados...

WOA renova patrocínio com Avaí para a 17ª temporada consecutiva

A WOA, uma das mais reconhecidas empresas do mercado...

Fanfarra da Ponte intensifica mobilização para o Carnaval 2025

Últimos dias para apoiar campanha de financiamento coletivo A Fanfarra...
spot_img

Compartilhe

Neste dia 13, será a vez de homenagear o músico cigano que usou do seu talento para derrubar fronteiras e tornar-se uma verdadeira lenda do jazz e do violão

Jean Reinhardt (23 de janeiro de 1910 – 16 de maio de 1953), nome artístico Django Reinhardt, foi um extraordinário violonista e compositor de jazz romano-francês nascido na Bélgica, considerado um dos maiores músicos do século XX. Ele foi o primeiro talento de jazz a emergir da Europa e continua sendo o mais significativo.

Com o violinista Stéphane Grappelli, Reinhardt formou o Quintette du Hot Club de France, em Paris, em 1934. O grupo estava entre os primeiros a tocar jazz que apresentava o violão como instrumento principal. Reinhardt gravou na França com muitos músicos americanos visitantes, incluindo Coleman Hawkins e Benny Carter, e percorreu os Estados Unidos brevemente com a orquestra de Duke Ellington em 1946. Ele morreu repentinamente de um derrame aos 43 anos de idade.

As composições mais populares de Reinhardt tornaram-se padrões dentro do jazz cigano (ou “jazz manouche”), incluindo "Minor Swing", "Daphne", "Belleville", "Djangology", "Swing '42" e "Nuages". Especialistas afirmam que quase todos os grandes guitarristas de música popular do mundo foram influenciados de alguma forma pelo trabalho de Reinhardt. Nas últimas décadas, os festivais anuais de Django foram realizados em toda a Europa e nos EUA, e uma biografia foi escrita sobre sua vida. Em fevereiro de 2017, o Festival Internacional de Cinema de Berlim realizou a estréia mundial do filme francês Django.

O Sexta Jazz começa a partir das 20h, no piso G3 do Iguatemi Florianópolis. Para este especial, o projeto conta com um quarteto inédito formado por Felipe Coelho (violão), Tiê Pereira (contrabaixo acústico), Bruno Moritz (acordeão) e Michael Fox (violino).

Viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o Sexta Jazz AF é uma realização da Aliança Francesa Florianópolis, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal, com o patrocínio da ENGIE, Iguatemi Florianópolis e Eisenbahn. A produção é da Marte Cultural.

SERVIÇO

Sexta Jazz AF – Especial Django Reinhardt
13 de setembro, 20h
Piso G3 do Iguatemi Florianópolis
Entrada Gratuita