spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 fevereiro 2025

Sessão na Alesc presta homenagem ao Dia Estadual do Nanismo

SaúdeSessão na Alesc presta homenagem ao Dia Estadual do Nanismo
spot_img

Maquiagem, glitter e saúde ocular: o que você precisa saber antes da folia

Fantasias coloridas, maquiagem vibrante e muito brilho: o Carnaval...

Jornada de empresário de Florianópolis vira livro; Autistas serão beneficiados

A trajetória do empresário de Florianópolis Victor Conceição vai...

Bailinho de Carnaval promove diversão para a criançada no Shopping Itaguaçu

Evento pet friendly vai contar com Oficina de Confecção...
spot_img

Compartilhe

Para marcar a passagem do Dia Estadual do Nanismo, comemorado em 25 de outubro,a representante da Comissão Parlamentar de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa, Liana Homes, ocupou a tribuna do Parlamento na manhã desta quinta-feira, 29, em Florianópolis. A data, instituída pela Lei 16.675 de 30 de abril de 2015, de autoria do deputado José Nei Alberton Ascari (PSD), é pioneira no Brasil e tem o objetivo de difundir informações sobre a deficiência para combater o preconceito. Na ocasião, também foi divulgada a campanha "#somostodosgigantes", lançada no último fim de semana em São Paulo que busca garantir os direitos das pessoas com nanismo. As informações são da Agência Alesc.

Liana destacou a importância da lei como forma de combater a desinformação. "O passo agora é difundir informações sobre a deficiência, buscando uma sociedade mais consciente e, com isso, uma mudança cultural, um olhar com mais respeito às pessoas com nanismo", disse.

Para José Nei Ascari, que preside a Comissão Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, apenas a lei do dia do nanismo não é o suficiente; é preciso avançar nessa questão. "Temos que desenvolver uma série de ações e a ação tem sido muito forte no sentido de despertar a sociedade para o debate. É claro que avançamos muito em relação ao enfrentamento do preconceito, mas temos muito campo pela frente, muitas dificuldades a serem superadas", afirmou o deputado.

O nanismo é causado por uma mutação genética, não hereditária, que altera o gene de crescimento ósseo e requer acompanhamento médico específico devido aos problemas de saúde decorrentes desta condição física. Existem cerca de 200 tipos de nanismo e 80 subtipos.

A escolha da data de 25 de outubro foi feita em homenagem ao nascimento de Billy Barty, criador da Little People of America (LPA), uma instituição não governamental americana, sem fins lucrativos, que visa atender as pessoas com baixa estatura e suas famílias. Na esfera nacional, o senador Romário Farias (PSB-RJ) apresentou o Projeto de Lei (PL) 657/2015, que institui o Dia Nacional do Combate ao Preconceito às Pessoas com Nanismo. O PL é fruto de uma audiência pública, coordenada pelo parlamentar, da Comissão de Educação, Cultura e Esportes do Senado, que reuniu em Brasília representantes de diversas entidades do todo país que defendem a causa.