fique por dentro de floripa

- Oportunidades - Senac SC e Seprosc lançam projeto Jovem Programador com cursos na área de tecnologia

19.04.2021

Senac SC e Seprosc lançam projeto Jovem Programador com cursos na área de tecnologia

19.04.2021
Senac SC e Seprosc lançam projeto Jovem Programador com cursos na área de tecnologia
Foto: Divulgação

 

O Senac SC e o Seprosc (Sindicato das Empresas de Informática, Processamentos de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de Santa Catarina) apresentam um programa de capacitação tecnológica com foco na empregabilidade dos jovens catarinenses. O projeto Jovem Programador será lançado no próximo dia 22 de abril, a partir das 16 horas, em evento online com transmissão ao vivo pelo Youtube.

A proposta atende às demandas de um mercado crescente, onde ainda falta mão de obra  capacitada para fomentar o crescimento das empresas e, consequentemente, o desenvolvimento do ecossistema de tecnologia em Santa Catarina. Assim, o Jovem Programador terá ênfase no teletrabalho ou home office, permitindo que os alunos capacitados possam ser contratados por empresas de norte a sul do Estado.

“A ênfase na empregabilidade será principalmente na forma de teletrabalho, permitindo que jovens possam desenvolver suas atividades e funções a partir de suas localidades, eliminando a necessidade da presença física nas empresas empregadoras”, diz Marcio Gonçalves, presidente do Seprosc.

Para o diretor regional do Senac SC, Rudney Raulino, a qualificação  das pessoas para o setor garante o crescimento sustentável das empresas de tecnologia. “A falta de qualificação é um dos principais entraves na ascensão das empresas de tecnologia e negócios digitais. O Jovem Programador é um projeto inovador que vai estruturar não somente a formação de profissionais para este segmento como também reunir empresas e entidades para fomentar e fortalecer ainda mais o setor de tecnologia em Santa Catarina”.  

 

Programa de capacitação tecnológica

O projeto Jovem Programador será dividido em três fases: a primeira, ministrada pelo Seprosc, terá como foco conceitos de lógica de programação. As duas etapas seguintes serão operacionalizadas pelo Senac SC, com os cursos de Programação de Sistemas e Programação Web. Ao todo, são mais de 440 horas-aulas para a formação de programadores.

“O setor de tecnologia é muito dinâmico e o Senac SC sempre está atento a este movimento, proporcionando aos nossos alunos um ensino de qualidade com uma metodologia consistente e que esteja alinhado às necessidades de mercado. Este programa será fundamental para reduzirmos o gap da qualificação no ecossistema catarinense e alavancar o desenvolvimento tecnológico em nosso Estado ”, explica Juliano Vieira, coordenador do projeto.

Com modelo híbrido de ensino, que inclui aulas online e presenciais, o programa contempla a formação de jovens a partir de 16 anos, cursando ensino médio ou superior. O projeto é gratuito para alunos de baixa renda, que serão beneficiados pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), que tem como proposta de garantir acesso à educação profissional para pessoas com renda familiar per capita de até 2 salários mínimos.

 

Empregabilidade no futuro

A previsão para início das aulas é no dia 28 de junho deste ano. Nesta primeira fase, o Jovem Programador terá abrangência em 12 cidades catarinenses com unidades do Senac SC, com a expectativa de formar mais de 400 jovens apenas neste ano:

  • Blumenau
  • Caçador
  • Chapecó
  • Concórdia
  • Criciúma
  • Florianópolis
  • Joinville
  • Joaçaba
  • Lages
  • Palhoça
  • Rio do Sul
  • Tubarão

 

No entanto, já está prevista a ampliação do programa para todos os municípios catarinenses até 2023 – assim como a expansão para a modalidade de ensino EAD. “A meta é revelar talentos e levar oportunidades de emprego a jovens de todos os municípios do Estado de Santa Catarina, suprindo a grande carência de mão de obra do setor de tecnologia”, acredita o empresário Carlos José Pereira.

O projeto Jovem programador é uma iniciativa do Seprosc, com a realização do Senac SC e apoio de entidades empresariais como o Seinflo, de Florianópolis, e do Communitech, Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Informática de Joinville.

 

Serviço:

Lançamento do projeto Jovem Programador

Data: 22 de abril

Horário: 16 horas

Local: Youtube do Senac SC

Inscrições e informações no link: http://senac.sc/b09H1T 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

5ª Feira Virtual de Estágios e Empregos oferece mais de 100 mil oportunidades presenciais e remotas

14.05.2021

5ª Feira Virtual de Estágios e Empregos oferece mais de 100 mil oportunidades presenciais e remotas

Mulheres em situação de vulnerabilidade social recebem capacitação gratuita

13.05.2021

Mulheres em situação de vulnerabilidade social recebem capacitação gratuita

Fort Atacadista abre aproximadamente 100 vagas para lojas da Grande Florianópolis

05.05.2021

Fort Atacadista abre aproximadamente 100 vagas para lojas da Grande Florianópolis

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.