O 1º Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Segurança Pública começa nesta quarta, 27, e segue até sexta-feira, 29, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis. A promoção é da Polícia Militar de Santa Catarina (PM/SC).
Com o objetivo de fomentar o “re-pensar” de ações para a área, o Seminário terá a presença de palestrantes de diversas nacionalidades, como a procuradora do Servizio Nazionale Antimafia do Departamento de Repressão ao Crime Organizado da Itália, Diana de Martino; a representante da Divisão de Gestão de Informação e Tecnologia do Ministério de Defesa da Colombia, Leonor Hidalgo Ciro; e o coordenador da Estratégia Internacional de Redução de Riscos e Desastres da Organização das Nações Unidas – ONU, Raul Salazar.
Segundo o tenente coronel PM Ziegler, o encontro é realizado graças a um termo de cooperação firmado entre a Secretaria de Segurança Pública e a Universidade Federal de Santa Catarina para a criação do Grupo de Estudo em Segurança Pública da Polícia Militar.
O encontro também vai contar com mesa redonda, com a participação de representantes da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina (IEL/Fiesc) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).