spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

Seminário Municipal de Alfabetização começa nesta quinta-feira

GeralSeminário Municipal de Alfabetização começa nesta quinta-feira
spot_img
spot_img

Compartilhe

Integrando o calendário de 2013 da Rede Municipal de Ensino, dez profissionais da educação irão apresentar seus trabalhos no “Seminário Municipal do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa PNAIC: Práticas Pedagógicas no Contexto do Letramento”. O evento ocorre nesta quinta-feira, 7, no auditório do CEC – Centro de Educação Continuada, da Secretaria de Educação da Capital, das 13h30 às 21h30. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura.

A atividade é destinada a educadores que atuem do 1º ao 3º ano do ensino fundamental. Na rede, atualmente há cerca de 160 professores nesta faixa, atendendo mais de cinco mil estudantes.

A Secretaria Municipal de Educação e o Ministério da Educação promoveram uma formação para esses profissionais, realizando mensalmente um curso especifico na área, que totalizou 120 horas. A ação é realizada em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina.

Para Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, secretário de Educação, os professores têm de estar preparados para ensinar e incentivar as crianças a que tenham o hábito e o prazer pela leitura de diversos gêneros textuais. “É assim que se faz educação de qualidade”, disse.

O Pacto

O PNAIC – Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa é um compromisso assumido pelos governos federal, estaduais e municipais para fazer com que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade.

O programa estabelece que ao final do 3º ano do ensino fundamental os alunos compreendam o sistema de escrita, tenham fluência de leitura e domínio na compreensão e produção de textos.

Ações federais

Além da formação continuada dos professores alfabetizadores, pelo pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o MEC disponibilizou uma série de materiais aos municípios: livros didáticos, obras pedagógicas, acervos de dicionários da Língua Portuguesa, jogos pedagógicos, obras de referência de literatura e de pesquisa e tecnologias educacionais de apoio à alfabetização.