A criação de corredores exclusivos para ônibus nas principais vias e mecanismos para diminuir o trânsito de veículos particulares no centro da Capital foram algumas das sugestões discutidas no I Seminário Municipal de Transporte Público. O evento foi aberto pelo prefeito em exercício, Rubens Carlos Bita Pereira, na manhã desta quinta-feira, 20, e contou com a participação de vários órgãos da Prefeitura, Deter, sindicatos ligados ao transporte urbano e entidades comunitárias e empresariais da cidade.
Entre as medidas foram debatidas propostas para o trânsito que vão desde o aumento do preço dos estacionamentos rotativos (zonas Azul e Branca) até o fechamento completo das ruas centrais para o tráfego de carros, transformando o local num corredor exclusivo para pedestres. O seminário destacou a necessidade de um planejamento amplo e de longo prazo para o transporte público, com ações também no trânsito, especialmente nas vias de escoamento de ônibus.
Conforme Carlos Guilherme Rocha dos Santos, presidente da COMTRANS (comissão especial consultiva permanente para o planejamento e apresentação de sugestões para o transporte público da Capital), que coordenou o evento, as visões das várias entidades envolvidas convergiram para mecanismos que melhorem a qualidade do sistema de transporte urbano visando atrair cada vez mais usurários ao sistema. O objetivo é fazer com que mais pessoas utilizem os ônibus o que vai reduzir o número de veículos particulares nas principais vias da cidade e agilizar o transporte urbano.
O evento debateu ainda as questões da mobilidade urbana e alternativas de locomoção com o uso de transporte não motorizado. A adoção de mais clico vias e ciclo faixas para incentivar o uso de bicicleta como uma alternativa ao carro e ao ônibus foi explanada partindo de experiências da ONG Via Ciclo. As propostas feitas durante todo o seminário serão compiladas pelos membros do COMTRANS, que deverão elaborar uma carta de intenções contendo as ações para a melhoria do fluxo de veículos, trânsito e transporte público.