spot_imgspot_img
Florianópolis, 18 janeiro 2025

Semana de Cooperação Brasil-Suécia debate potencial catarinense na aeronáutica

TecnologiaSemana de Cooperação Brasil-Suécia debate potencial catarinense na aeronáutica
spot_img
spot_img

Compartilhe

CERTI reforçou em painel a contribuição do ecossistema de inovação de SC para o desenvolvimento do setor 

A inovação catarinense para o setor aeronáutico foi tema de painel que integrou o 13º Workshop Brasil-Suécia de Aeronáutica durante a 12ª Semana de Cooperação Brasil-Suécia, em Florianópolis. O encontro, ocorrido nesta terça-feira (12), debateu o papel do desenvolvimento do ecossistema de inovação regional e teve entre seus palestrantes Gabriel Marques, arquiteto de soluções da Fundação CERTI – hub de tecnologia que há quase uma década atua no setor. “A força colaborativa de universidades, empresas e centros de pesquisa é estrategicamente fundamental para o avanço tecnológico no setor aeronáutico, com impactos tanto regionais quanto de projeção nacional e internacional”, ressaltou Marques. 

Os palestrantes reforçaram a importância de atores do ecossistema regional e da troca de conhecimentos e tecnologias entre Brasil e Suécia no campo aeronáutico para Santa Catarina ser cada vez mais protagonista no cenário de inovação e desenvolvimento tecnológico nacional. Neste setor, a CERTI e  a UFSC, despontam como os principais agentes catarinenses que contribuem para o desenvolvimento tecnológico. “Nosso trabalho inclui o desenvolvimento de produtos e processos industriais. Em parceria também com a UFSC, que possui um histórico de 25 anos em pesquisas com a Embraer, atuamos em projetos tanto para sistemas de controle, como para eletrônica embarcada e prototipagem de componentes aeronáuticos. Todo esse esforço visa impulsionar o setor, com aplicações voltadas principalmente à aviação civil”, ressaltou Eduardo Rezende, gerente de desenvolvimento de negócios da CERTI. 

Para Laércio Aniceto Silva, superintendente de negócios da CERTI, o painel e o evento de cooperação binacional com a Suécia contribui uma força impulsionadora para a inovação em Santa Catarina para explorar sinergias em áreas como tecnologia aeroespacial, e também saúde e inteligência artificial. “Parcerias como essa, promovidas por meio de programas de intercâmbio e pesquisa conjunta, fortalecem a indústria e a ciência catarinense. Potencializa nosso desenvolvimento, desde sistemas de aviação sustentável até tecnologias de saúde e cidades inteligentes”, destacou.

Além da CERTI, o painel “O Ecossistema Catarinense de Inovação na Aeronáutica”, contou com a presença de representantes de instituições como FAPESC, SAAB, Embraer, Deep Ambiente e o Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos (PIT-SJC).  Durante a programação da Semana de Cooperação Brasil-Suécia, a CERTI ainda  reforçou sua presença nas conversas sobre tecnologias de ponta com a participação de Alexandre Reeberg de Mello, Coordenador no Centro de Convergência Digital e Mecatrônica, como painelista no 6º Workshop Brasil-Suécia em IA e Autonomia, contribuindo para discussões sobre o papel da inteligência artificial na aviação moderna 

Sobre a 12ª Semana de Cooperação Brasil-Suécia

A 12ª Semana de Cooperação Brasil-Suécia encerrada ontem (13) reuniu na FIESC especialistas e lideranças dos setores de inovação, aeronáutica e saúde digital em uma iniciativa de intercâmbio tecnológico entre os dois países. Desde 2019, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) coordena a Semana de Cooperação Brasil-Suécia, que inclui programação nos campos de aeronáutica e inovação, consolidando-se com base no Acordo de Cooperação Econômica, Industrial e Tecnológica, firmado em 1986, e no Protocolo de Cooperação em Alta Tecnologia de 2009. A edição de 2024 incluiu importantes reuniões de alto nível, como a 10ª Reunião do Grupo Brasil-Suécia em Aeronáutica e a 9ª Reunião sobre Cooperação Inovadora de Alta Tecnologia. A edição contou com apoio de entidades como UFSC, CERTI, FIESC e SENAI.