Ação antecipa o Programa de Desenvolvimento de Líderes Sociais que pretende impactar a Grande Florianópolis com orientações comunitárias.
Termina neste sábado, (15) a Semana da Liderança Comunitária realizada pelo ativista Jorge João de Sousa. A iniciativa, inédita, tem como objetivo fortalecer e ampliar a Rede de Solidariedade que já existe na região da Grande Florianópolis, conectando e criando ambiente para novos integrantes. A intenção é incubar ou potencializar iniciativas de inovação social no desenvolvimento comunitário e gerar oportunidades na superação da crise estabelecida pela pandemia.
Segundo o idealizador, esse é um processo de cocriação. “Inicialmente, estamos trabalhando para ampliar a rede de pessoas que possam contribuir para o projeto. A ideia do processo colaborativo é despertar a curiosidade pelo ineditismo da iniciativa, convertendo a vontade de fazer acontecer em ações reais, que muitas pessoas têm e não sabem como ou por onde começar”, afirma Jorge.
A intensificação das articulações nos últimos dias da Semana, nas redes sociais, por meio de vídeos e posts no Instagram, é para realizar um mapeamento de líderes e interessados para ampliar o alcance de novos integrantes que possam compor uma coordenação conjunta. Os conteúdos selecionados e gerados sobre o tema, irão integrar as forças de redes de influência, empresas e instituições envolvidas, além dos cidadãos que participarão do movimento.
A jornada de capacitação e vivências abordará temas como: Governança e Desenvolvimento Comunitário; Liderança em tempos de crise; Terapia Comunitária Integrativa; Mediação de Conflitos – CNV; métodos pacíficos de resolução de conflitos; Práticas e Vivências Terapêuticas no processo de Autoconhecimento.
A abertura da Semana aconteceu de forma online por meio de divulgação em redes sociais, no dia 5 de maio, Dia Nacional da Liderança Comunitária, gancho para a ação. O foco de atuação inicial é a região Metropolitana de Florianópolis, iniciando pela Capital, e seguindo para São José e Palhoça.
“Acredito que precisamos ser mais ousados e mais cooperativos nessa fase de crise. Superar a letargia que se intensificou com a pandemia e a crise geral que vivemos. A superação dessa fase torna imprescindível o Pensar e Agir Coletivamente”, conclui Jorge.
Ao final da Semana, será elaborado um documento com impressões, balanço e encaminhamentos para iniciar o Programa de Desenvolvimento de Lideranças Comunitárias de impacto no território.
Jorge João de Sousa: Natural de Florianópolis, trabalha em prol da comunidade há cerca de 18 anos, é Geógrafo formado pela UFSC e atua em ações de meio ambiente, juventude e desenvolvimento comunitário da cidade.
Serviço:
O quê: Semana da Liderança Comunitária;
Quando: De 5 a 15 de maio;
Contato: @jorgejoaofloripa
(48) – 98409 1615