Quem consumir cerveja artesanal feita na Grande Florianópolis terá mais um motivo para escolher a produção local. A partir de agora, diversas marcas passam a exibir em seu rótulo o Selo da União, certificação que atesta a qualidade das cervejas produzidas pelas associadas à União Cervejeira, entidade que reúne as cervejarias da Região Metropolitana de Florianópolis.
Em uma primeira etapa, receberam o Selo da União as cervejas Baleeira (Cervejaria Kairós); Stout (Cervejaria Maltês); Essa Session é IPA e Ozzie Summer (Cervejaria Refúgio); Desertora, Six Six Six e Dona Rô (Nefasta Cervejaria); Ingleses Pale Ale, Brava Bock e Campeche Pilsen (Cervejaria da Ilha); West Coast IPA, Belgian Trippel e Belgian Witbier (Cervejaria Bertol Craft Beer). Outras marcas também devem receber o selo em breve. A certificação é emitida pela empresa especializada Levtech (levteck.com.br) e deve ser renovada a cada dois anos, de forma a garantir que a cerveja mantenha a sua qualidade atestada ao longo do tempo.
Para receber o Selo da União, além de ser produzida por uma associada à União Cervejeira, a cerveja precisa ter um padrão de qualidade que atenda os requisitos de Guias Internacionais de Estilos, bem como ter atributos positivos referentes ao estilo da cerveja e não possuir falhas no processo produtivo. Com isso, o consumidor terá a certeza de consumir um produto bem executado e com elevada qualidade.
Cada amostra de cerveja é avaliada por três profissionais experientes, sem que saibam qual marca estão provando. São analisados quesitos como aroma, aparência, sabor, sensação de boca e presença de sabores indesejáveis. Todos estes atributos precisam estar de acordo com a descrição de guias internacionais de cervejas. Ainda é avaliada a impressão geral da cerveja, com o objetivo de entender se está equilibrada, e como ela se apresenta como um todo, com uma boa drincabilidade e características desejáveis.
“O Selo da União é um diferencial tanto para a cervejaria, que pode destacar a certificação para impulsionar sua presença no mercado, quanto para o consumidor, que ganha uma referência importante para sua escolha, atestada por especialistas”, explicou Fátima Bernardi, presidente da União Cervejeira. “Dessa forma, contribuímos para a qualificação e crescimento do mercado cervejeiro em nossa região”, completou.