spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 janeiro 2025

Seis murais de 60 metros quadrados irão mudar a paisagem do Conjunto Habitacional Via Expressa, no bairro Abraão

VariedadesSeis murais de 60 metros quadrados irão mudar a paisagem do Conjunto...
spot_img
spot_img

Compartilhe

O movimento de arte urbana Street Art Tour (SAT) fecha o ano dando um presente de Natal para a cidade e para a comunidade do Conjunto Habitacional Via Expressa, localizado no bairro Abraão. Começou na última quarta-feira (16) a pintura de seis murais de 60 metros quadrados, que irão compor a galeria de arte a céu aberto que é Floripa. A entrega das obras está prevista para a semana que antecede a virada do ano. 

 

Seis artistas estão pintando murais na ação intitulada Street Art Tour – Galeria Vertical: Ignore Por Favor, João Vejam, Lelin, Rodrigo Pasmo, Wagner Wagz e Tuane Ferreira.

 

O objetivo, segundo a coordenação do projeto, é tanto ampliar o acervo de arte urbana em Florianópolis quanto impactar positivamente a vida das pessoas que vivem na comunidade ou transitam por lá e no seu entorno. 

 

— Acreditamos que as manifestações artísticas urbanas têm um papel de grande importância na sociedade. Ao escolhermos um conjunto habitacional como ‘tela’, estamos provocando discussões naquele espaço, tendo como ponto de partida a arte. Também estamos promovendo uma mudança na experiência do entorno e dos indivíduos que moram ou que passam por lá. A pintura dos murais têm o potencial de desenvolver nas superfícies do condomínio novas significações de espaço, de dar visibilidade  para as necessidades e dificuldades da comunidade e transformar a rotina das pessoas por alguns minutos, seja para questionar, criticar ou simplesmente para contemplar — afirmam os produtores culturais Marina Tavares e Arturo Valle Junior, do Studio de Ideias, idealizadores do movimento ao lado do artista Rodrigo Rizo. 

 

 

Diversidade artística

 

Os painéis que estão sendo pintados têm diferentes estéticas, técnicas e temáticas, o que confere ao conjunto potência. 

 

Entre os temas está o poder da imaginação criativa, no trabalho de Pasmo; a cultura Hip-Hop na obra de Wagz;  a interação com a beleza da natureza representada por uma flor no mural de Lelin; uma reflexão sobre o tempo  no trabalho de Ignore Por Favor; um novo olhar de esperança na arte de Vejam; e o universo feminino, a partir da perspectiva de ser e transmitir, no painel de Tuane Ferreira.

 

Os murais serão catalogados no aplicativo Street Art Tour, disponível para download na Play Store e Apple Store. 

 

Essa ação do SAT é patrocinada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis, Fundação Cultural Franklin Cascaes/ Prefeitura Municipal de Florianópolis. Tem apoio cultural do Angeloni Supermercados, Corporate Park, Fiori Empreendimentos, Zip Hotel e Brognoli Imóveis. Tem apoio da Anjo Tintas, Colormar Tintas, Casas da Água, Instituto Fontes e Comcap. A coordenação é da Studio de Ideias.