A Secretaria Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão de Florianópolis informou nesta quarta-feira, 11, que a segurana no Carnaval será feita por cerca de 1.150 homens da Guarda Municipal da Defesa Civil, da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros, além da iniciativa privada. O anúncio foi pelo prefeito Cesar Souza Jr., após reunão com representantes dos órgãos de segurança do Estado e do município.
Do contingente de 1.150 homens, cerca de 60% são de policiais militares e alunos da Academia da PM em estágio operacional (serão quase 700 homens, 50 só para a festa de Santo Antônio de Lisboa). Mas a segurança pública também será feita por até 80 guardas municipais, 60 bombeiros, 30 policiais civis e 270 seguranças contratados pela Secretaria Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão, Setur e Skol. Além disso, haverá mais 10 homens, entre agentes da Defesa Civil do município e voluntários.
Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros vai marcar presença no Centro, na região da Praça XV de Novembro e da Passarela Nego Quirido – locais de maior concentração de pessoas – com seus equipamentos. Em volta da Praça XV de Novembro, será montado um posto de comando, uma ambulância e uma viatura leve. Já na Passarela, ficará uma ambulância e um caminhão. Para atender à festa em Santo Antônio de Lisboa, o Corpo de Bombeiros vai manter um caminhão e uma ambulância estacionados junto ao posto da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) na SC-401, em Ratones, já que há dificuldade de manobrar o veículo pesado nas ruas do bairro.