Mais um pilar do elevado do Rio Tavares, no Sul da Ilha, começou a ser erguido nesta terça-feira, 15, com a ajuda de um bate-estaca, que soterrou cada uma das oito estacas que vão alicerçar a estrutura. Uma primeira pilastra já foi erguida e uma segunda está em fase de concretagem.
Depois que o trabalho de estaqueamento desse segundo pilar for concluído, será liberada uma via lateral na área da obra, que permitirá a passagem direta dos veículos que vierem da Lagoa da Conceição e se dirigirem ao Centro pela SC-405. Por enquanto, esses veículos têm de dividir a preferência com quem vem do Sul da Ilha.
A liberação do trânsito para o Centro terá, no entanto, seu contraponto: quem vier da Lagoa e quiser dirigir-se ao Sul da Ilha, não poderá mais virar à esquerda no trevo do Rio Tavares. Terá duas opções: a avenida Campeche e a rua Pau de Canela – que estarão devidamente sinalizadas – para atingir a avenida Pequeno Príncipe e, dali, o Ribeirão da Ilha, a Caieira, o Morro das Pedras, a Armação e o Pântano do Sul.
A obra
O elevado do Rio Tavares terá 12 pilares, cada um deles com oito estacas de profundidade (com capacidade de suportar individualmente a carga de 230 toneladas-força), coroadas por um bloco com mais de 30 metros cúbicos de concreto.
Esses blocos, que medem pouco mais de 7 metros de comprimento, por 2,60 metros de largura e 1,60 metro de altura (ou profundidade), servem de base para os pilares que vão sustentar a via elevada.
A obra do elevado começou em maio e está orçada em R$ 15 milhões, com prazo de conclusão de 18 meses. O elevado terá 220 metros de extensão e fará a ligação, em forma de anel, entre a SC-405 e a rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, que une o Rio Tavares e o Campeche à Lagoa da Conceição. O projeto contempla ainda, para o entorno, ciclovias e calçadas.