Menos de um ano depois de lançar o livro Floripa, sua Linda!, a arquiteta e artista Gabriela Luft vai lançar a segunda edição da obra. O evento ocorre nesta quarta-feira, 10, às 19h, na Casa José Boiteux, na Avenida Hercílio Luz, 523, no Centro de FlorIpa (próximo ao Clube 12 de Agosto), juntamente com exposição de parte da coleção de aquarelas. Na ocasião, o livro será vendido com 30% de desconto e custará R$ 40.
O livro é uma homenagem a Florianópolis através da arte, onde praias, monumentos, fortalezas, igrejas e o casario da Capital catarinense são transformados em aquarelas, que entremeadas com mapas e referências, esboçam e resgatam vestígios históricos, culturais e naturais da cidade.
Nesta segunda edição, o livro foi revisado e ampliado, apresentando 60 novas aquarelas. “No primeiro publicamos quase 400 aquarelas, mas muita coisa ficou de fora, principalmente do Norte da ilha, da Trindade, do Ribeirão da Ilha e da Lagoa da Conceição, que agora foram incluídas no livro”, justifica Gabriela.
As aquarelas estão organizadas em quatro capítulos, começando no capítulo 1 com os fortes e as fortalezas; as igrejas e capelas no capítulo 2; praias e belezas naturais no capítulo 3; e um olhar sob a arquitetura no capítulo 4. “O projeto quer registrar um momento histórico da nossa cidade. E a nova edição traz, por exemplo, aquarelas de um antigo engenho de farinha construído em 1933, localizado no Rio Vermelho, como também do antigo Teatro do Divino do Ribeirão da Ilha e da antiga Rodoviária de Florianópolis, construções que fazem parte da história da cidade”, conta a artista.
Sobre a artista
Natural de Florianópolis, Santa Catarina, Gabriela Luft se formou em Arquitetura e Urbanismo e, em seguida, especializou-se em Artes Visuais. Desde muito jovem, dedicou-se ao desenho e à pintura. Em 2014-2015, fez uma pós-graduação em Florença, na Itália, onde trabalhou até 2017.
Já participou de exposições coletivas e individuais no Brasil, em Portugal e na Itália. Em 2016, em Florença, publicou o livro de aquarelas Mia Firenze: un giro per Firenze attraverso le sensazioni.
Atualmente, o seu trabalho se concentra na relação com a paisagem, urbana e natural, buscando os aspectos emocionais e perceptivos ligados aos espaços e lugares onde vive, experimenta e é experimentada pelas sensações.