spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 janeiro 2025

Secretário de meio ambiente quer transformar Florianópolis na Capital da preservação ambiental

Meio ambienteSecretário de meio ambiente quer transformar Florianópolis na Capital da preservação ambiental
spot_img

Música no Pátio oferece fim de semana com apresentações musicais ao vivo

Evento semanal no Pátio Milano une gêneros musicais variados...

WOA renova patrocínio com Avaí para a 17ª temporada consecutiva

A WOA, uma das mais reconhecidas empresas do mercado...

Fanfarra da Ponte intensifica mobilização para o Carnaval 2025

Últimos dias para apoiar campanha de financiamento coletivo A Fanfarra...
spot_img

Compartilhe

Empossado secretário municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Florianópolis na tarde desta terça-feira, 8, o arquiteto e urbanista Dalmo Vieira Filho anunciou um plano ousado: transformar Florianópolis na Capital com maior percentual de áreas urbanas de preservação ambiental do Brasil.

A meta de trabalho para os próximos quatro anos inclui o programa “Capital da Preservação do Brasil”, a criação da Guarda Ambiental e abertura de concurso público para contratação de pessoal para Floram e o Instituto de Planejamento Urbano da cidade, o IPUF.

Em seu discurso, o prefeito Cesar Souza Júnior mandou um recado para o Sindicato da Construção Civil. Afirmou que as medidas tomadas pela prefeitura não trazem prejuízo para nenhum setor. “A omissão do poder público é que pode trazer, e vem trazendo, prejuízos irreparáveis para a cidade”, afirmou.

Abaixo as principais medidas anunciadas nesta terça-feira pelo prefeito e pelo secretário:

– Determina providências para o reexame dos alvarás e autorizações concedidas nos últimos 6 meses. O exame será procedido por comissão oficialmente instituída e composta por equipe de funcionários e convidados independentes.

– Determina providências para sustar novos alvarás de construções para edifícios, pelo prazo de três meses, enquanto se analisa a situação atual dos setores da cidade.

– Determina composição de equipe incumbida de listar áreas públicas em uso por terceiros e sugerir providencias.

– Determina criação de Comissão de Consolidação da Legislação Ambiental e Urbanística do Município, combinada e atualizada com a legislação estadual e federal sobre o assunto.

– Anuncia a criação da Guarda Ambiental, inicialmente no âmbito da Guarda Municipal e do chamamento de profissionais aprovados em concurso público da Floram, que viabiliza a condição de Licenciador para o município de Florianópolis.

– Autoriza a contratação de 40 profissionais para revitalizar a secretaria e as entidades vinculadas, com ênfase para o IPUF, viabilizando o plano de humanização da cidade.

– destacar e reafirmar o compromisso de investir no planejamento da cidade e no fortalecimento do IPUF como entidade mater do urbanismo de Florianópolis.

– Composição de Grupo de Trabalho (GT) Independente para o exame dos projetos aprovados no âmbito da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano nos últimos 6 meses.

– Composição de GT para análise de capacidades de suporte e comprometimento de setores da cidade.

– Composição de GT para sugerir maior eficácia e transparência na análise e aprovação de projetos.