O músico Luiz Ekke Moukarzel tomou posse como Secretário de Cultura de Florianópolis nesta segunda-feira ,29, atendendo ao anseio da classe artística e cultural da cidade que há quase duas décadas reivindicava a criação de uma secretaria exclusiva. A solenidade que marcou a posse foi na na Casa da Memória, no mesmo dia em que a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes celebrava 26 anos. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura municipal.
Criada na reforma administrativa, publicada no Diário Oficial no início de julho, a Secretaria Municipal de Cultura terá entre as atribuições o planejamento, organização, promoção, coordenação e avaliação das políticas municipais relativas à área cultural. Já a Fundação Franklin Cascaes, implantada em 29 de julho de 1987 como órgão gestor da cultura, passa a atuar na execução dos programas e projetos elaborados pela nova pasta à qual ficará subordinada. Antes disso, as ações nesse segmento eram vinculadas à Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes.
A criação de secretarias exclusivas de cultura é uma das metas do Plano Nacional de Cultura, aprovado em 2011 pela Câmara Federal. Entretanto, a Pesquisa de Informações Básicas Municipais – MUNIC realizada em 2012, e divulgada no início do mês de julho pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), revela que entre os 5.565 municípios brasileiros somente 13,5% já contam com secretarias específicas para a área cultural.