spot_imgspot_img
Florianópolis, 21 janeiro 2025

Secretaria de Saúde realiza mobilização para ações de combate à dengue em São José

Grande FlorianópolisSecretaria de Saúde realiza mobilização para ações de combate à dengue em...
spot_img
spot_img

Compartilhe

A Secretaria de Saúde de São José mobilizou secretários, servidores municipais e fiscais, na manhã desta terça-feira, 19, para discutir ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, chikungunya e zika, e está afetando todo o país. As informações são da assessoria de imprensa da prefeitura de São José. 

Embora São José não tenha registrado casos de dengue autóctones (em que a transmissão ocorreu no próprio município), a Vigilância Epidemiológica está reforçando o trabalho de prevenção. Entre as ações está uma força tarefa entre as secretarias municipais para conscientizar e repassar orientações à população.

Durante a reunião, o coordenador do Programa de Endemias de São José, Ademir Rosa, explicou que armadilhas estão instaladas em locais com maior risco de receber o mosquito como pontos de chegada e saída de caminhões. “Outras áreas estratégicas e onde existe oferta natural de água também são monitoradas com frequência. O objetivo é evitar a proliferação do mosquito da dengue e manter a situação atual da cidade, que é considerada sob controle, apesar do registro de focos positivos”, salientou o coordenador.

O vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, José Natal Pereira, esteve presente no encontro e destacou que a Secretaria de Infraestrutura está fazendo intervenções em locais onde há depósito e descarte de lixo. “É assustadora a quantidade de lixo que a própria comunidade joga pelas ruas do município, mas estamos fazendo um trabalho intenso de recolhimento para tentar amenizar a situação e, de forma conjunta com a Saúde, combatermos a dengue”, ressaltou José Natal.

Segundo a Secretária de Saúde, Suzana Senna Bousfield, cada equipe da Vigilância tem uma ação planejada para repassar orientações de prevenção aos moradores de todos os bairros. Algumas delas são o cuidado e a limpeza de caixas de água, vasos de plantas e lixeiras pelo menos uma vez por semana. “O nosso objetivo é fazer com que os servidores da Prefeitura tenham conhecimento das ações que a Secretaria de Saúde promove para combater a dengue e que possamos unir as forças para realizar um bom trabalho, que garantirá saúde aos munícipes”, assinalou Suzana Bousfield.