spot_imgspot_img
Florianópolis, 15 janeiro 2025

Secretaria de Estado da Saúde dá prazo para Fahece se manifestar sobre terreno do Cepon

SaúdeSecretaria de Estado da Saúde dá prazo para Fahece se manifestar sobre...
spot_img
spot_img

Compartilhe

O secretário estadual da Saúde, João Paulo Kleinübing, anunciou nesta quinta-feira, 30, que a Fundação de Apoio ao Hemosc e Cepon (Fahece) tem prazo de 20 dias para se manifestar oficialmente sobre a reversão do terreno onde está edificado o prédio do Cepon, no Bairro Itacorubi, na Capital. Um ofício neste sentido foi encaminhado na quarta-feira, 29, à tarde para a diretoria executiva da Fahece.

Caso não ocorra a manifestação no período estipulado, a Secretaria de Estado da Saúde e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) vão encaminhar a retomada da prestação do serviço atualmente prestado pela fundação.

"Desde o começo do ano, em sucessivas reuniões, tentamos encaminhar um acordo de forma amigável, mas agora não podemos mais deixar a obra parada causando prejuízos à comunidade", ressaltou o secretário João Paulo Kleinübing.

O ofício encaminhado para a Fahece é assinado pelo secretário e pelo procurador geral do Estado, João dos Passos Martins Neto. O documento ressalta a necessidade de reversão da área para a continuidade dos serviços de ampliação do Cepon.

"O Governo do Estado vem se empenhando desde o começo do ano para regularizar a situação patrimonial do imóvel onde está localizado o Cepon como forma de garantir o término das obras de ampliação do centro cirúrgico bem como a habilitação do serviço de transplante de medula óssea", diz o documento, que também já foi entregue ao Ministério Público do Estado.

O ofício também ressalta a exigência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a liberação dos recursos necessários para a obra: "A necessidade da referida regularização, como já exaustivamente noticiado, se funda em exigência feita pelo BNDES, bem como em parecer da PGE no mesmo sentido".

Os autores ainda advertem para o final do contrato do Governo do Estado com a Fahece: "Diante do término iminente da vigência do contrato de gestão, previsto para 31 de dezembro deste ano, é imperioso que essa fundação se manifeste por meio de sua diretoria executiva, sobre o encaminhamento da regularização patrimonial mencionada, mediante a devolução do terreno ao Estado, a fim de que secretaria possa dar início aos trâmite administrativos necessários para a renovação. Caso não seja do interesse dessa fundação a continuidade da parceria na administração do Cepon, esta secretaria iniciará o processo de transição necessário à retomada da prestação do serviço diretamente pelo Estado como forma de assegurar a continuidade do serviço público e o término urgente das obras do centro cirúrgico."