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Florianópolis, 24 novembro 2024
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Florianópolis ganha prêmio nacional ”Experiências Educacionais Inclusivas”

EventosFlorianópolis ganha prêmio nacional ''Experiências Educacionais Inclusivas''
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A Gerência de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis foi a ganhadora do III Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas. O anuncio foi feito na tarde desta sexta-feira, 6, em Recife – Pernambuco. O município concorreu na final com Governador Valadares, em Minas Gerais, e Erechim, no Rio Grande do Sul. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis. 

A SME poderá enviar dois representantes para conhecer uma experiência educacional no exterior, com despesas de passagem, alimentação e hospedagem custeadas pelo MEC.

A instituição também recebeu diploma e troféu. Além disso terá o relato do trabalho publicado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

Visibilidade

O prêmio pretende difundir experiências de inclusão escolar de crianças com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades (superdotação) na educação infantil, tendo como base a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

A iniciativa vem do Ministério da Educação, em conjunto com a Organização dos Estados Ibero–Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura — OEI, com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação, CONSED e da UNDIME, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.

Estrutura de atendimento

Atualmente, a rede municipal de ensino é responsável por 473 alunos com algum tipo de deficiência, distribuídos principalmente na educação infantil, fundamental e na educação de jovens e adultos e Idosos. Para isso, há 40 professores de educação especial e 130 auxiliares que acompanham em sala de aula e em outros setores da escola aqueles que possuem limitações para se locomover, alimentar-se ou fazer a higiene pessoal.

O atendimento de educação especial da SME possui nove professores de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e oito intérpretes da área, para surdos e mudos. Para os deficientes visuais são produzidos materiais em braille, já para os alunos com paralisia cerebral é feito um atendimento diferenciado. Esse grupo, que não fala e escreve, necessita de comunicação alternativa por meio de fichas em forma de cartão. A partir dessa estratégia eles podem manifestar o que desejam.