Foi realizada na noite do dia 5 de agosto, na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, a Sessão Especial comemorativa pela passagem dos 15 anos do SECOVI – Sindicato da Habitação Florianópolis/Tubarão. O evento aconteceu com a proposição dos deputados Ângela Albino (PC do B) e Giancarlo Tomelin (PSDB), como forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela entidade na representação do setor imobiliário e condominial. Para os parlamentares o sindicato cumpre um importante papel econômico e social no estado. “Quinze anos de atuação é muito tempo para deixar de ser reconhecido pelo parlamento. O mercado imobiliário do nosso Estado nunca esteve tão forte como agora. Passamos por uma crise sem ter retrações e continuamos crescendo”, comenta Tomelin.
Em seu discurso o presidente Fernando Willrich, falou de sonhos e reforçou a importância do segmento e do papel desempenhado por todos os SECOVIs do País. Lembrou das diversas ações que foram realizadas e que resultaram em avanços significativos para as empresas que atuam nesta área. “O SECOVI nasceu e em seus primeiros anos precisou muito do empenho de seus diretores, por isso ressalto a importância dos ex-presidentes e das entidades parceiras. Com 15 anos de representatividade estamos realmente debutando e caminhando para a vida adulta. Mais do que nunca reforço a importância da participação dos empresários do mercado imobiliário, de síndicos e administradores de condomínios”, diz. Para Willrich, mais que reconhecimento ao trabalho desenvolvido, a cerimônia fortalece ainda mais o setor, pois é um reconhecimento público e que motiva ainda mais o segmento.
Durante a sessão o Sindicato e a Assembléia Legislativa fizeram a entrega de placas em agradecimento ao empenho e dedicação dos ex-presidentes Marcelo Brognoli (1997-2000), José Henrique Carneiro (2001-2003) e Gilberto Guerreiro (2004-2007). Em sua fala Gilberto Guerreiro, que estava representando os ex-presidentes homenageados, comentou do prazer de fazer parte da história do Sindicato. “A representatividade de uma entidade e do seu segmento econômico tem muito a ver com os empresários que fazem parte dela. Eu conheço de perto o que significa ser presidente de uma entidade como o SECOVI e me sinto honrado”, comenta.
Na ocasião também foram homenageados o CRECI-SC, o CREA, a FECOMÉRCIO, o SINDUSCON e SINDIMÓVEIS pela parceria e comprometimento com o crescimento do setor e os Coordenadores Nacionais de Locação, Leandro Ibagy e do PAR, Calil Cherem Netto, ambos vice-presidentes do SECOVI. Representando as entidades homenageadas, o presidente da Fecomércio, Bruno Breithaupt, falou da importância de parcerias. “A história da FECOMÉRCIO e do SECOVI estão interligadas e caminham lado a lado. Somos entidades fortes e atuantes, que precisam sempre focar no desenvolvimento. Com a criação da Câmara do Mercado Imobiliário no âmbito da FECOMÉRCIO iremos atuar de fato na representatividade estadual dessa parcela tão importante da economia”, afirma.
O Sindicato completa 15 anos representando mais de 3 mil empresas e condomínios na região de abrangência e defendendo os interesses da área condominial e do mercado imobiliário. A entidade elaborou um calendário de atividades gratuitas até o final do ano voltado para síndicos, condôminos, empresários, corretores de imóveis e demais profissionais do mercado imobiliário. Com o tema “Qualidade de vida e Segurança”, o Projeto SECOVI 15 ANOS propôs discussões sobre assuntos relacionados ao cotidiano das pessoas que buscam no seu lar e na sua cidade, maior qualidade de vida e segurança. Para o presidente da entidade, Fernando Amorim Willrich, o tema do projeto relaciona-se diariamente com a cidade e com os objetivos do sindicato, pois falar na região da Grande Florianópolis é falar em qualidade de vida. “Moradores de condomínios, verticais ou horizontais, ou residências, terão nas atividades desenvolvidas pela entidade um diferencial para a cidadania, que tem no lar, na educação e na segurança três de seus princípios fundamentais”, comenta.
Em suas ações a entidade busca desenvolver, representar, promover e amparar a atividade imobiliária em seus segmentos. Segundo Willrich, o SECOVI se renova todos os dias, pois está aberto para absorver e aproveitar as oportunidades que se materializam diariamente. Preservando este princípio fundamental, o presidente afirma acreditar no poder do associativismo participativo e conseqüente. “Temos um mercado vigoroso, pujante e extremamente importante para fomentar e tornar ainda mais participativo por meio do associativismo”, afirma.