Cerca de 45 participantes embarcaram a Nova York para participar da NRF Retail’s Big Show
O Sebrae/SC, por meio do Programa Go To Market, de internacionalização dos pequenos negócios, reuniu cerca de 45 empresários de Santa Catarina para uma imersão em Nova York, a NRF Retail’s Big Show, maior feira de varejo do mundo. Os empresários catarinenses tiveram a oportunidade de compreender a cultura internacional e a maneira de se fazer negócios no maior centro econômico do mundo.
Discutir tendências, tecnologias e inovações do setor foram os principais objetivos da NRF 2023. Com uma programação de três dias, o evento contou com áreas para apresentação de negócios, soluções para o varejo, espaços de conteúdos, laboratórios de inovação e startups para a demonstração das novas tecnologias existentes nesse mercado.
Foi a primeira edição da NRF pós-pandemia, com o tema “Break through”, que significa superar barreiras. Os empresários trocaram experiências e resultados obtidos com os desafios mundiais superados nos últimos anos.
O diretor Superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, fala sobre a relevância de uma experiência como essa para os empresários. “O tema do evento é superar barreiras, e o nosso dia a dia é isso. Aqui, podemos aprender como fazê-lo. As palestras mostram tendências com as novas tecnologias, supply chain e como fazer o encantamento de clientes, e outros espaços apresentam inovações e oportunidades que devem ser exploradas pelos empresários. Essa é uma oportunidade ímpar que toda empresa de varejo deve ter, nós podemos prepará-la, acompanhá-la durante a experiência e, posteriormente, apoiá-la na implantação das ideias por meio do Sebraetec”, afirma.
Algumas presenças de destaque no cronograma do evento foram o CEO do Walmart nos EUA, John Furner; o CEO do Whole Foods, Jason Buechel; o CEO da Alpargatas, Roberto Funari; o CEO e membro do conselho da Target, Brian Cornell; o CEO da Macy’s, Jeff Gennette; o CEO da Pepsico Foods North America, Steven Williams e outros.
As tendências diante de um mercado que demanda por inovação foram mencionadas durante o evento, como tecnologia inovadora que dê suporte e agilidade para os negócios; Talento inovador formado pela cultura organizacional; Ideias inovadoras que envolvem liderança e diversidade; Experiências inovadoras que envolvem a experiência e o encantamento dos clientes.
Também foi discutido o grande impulso em direção à transformação digital, com as marcas de varejo sendo cada vez mais incentivadas a investir em soluções tecnológicas, como pontos de venda móveis, quiosques de autoatendimento, sistemas de visão computacional e ambientes robóticos automatizados.
Confira alguns dos destaques presentes na NRF 2023:
- Estratégias de negócios ágeis permitem a preservação e o crescimento dos negócios;
- Soluções emergentes permitem adaptabilidade e agilidade;
- Nativos digitais apoiam-se em suas raízes para expandir com sucesso para o varejo físico;
- Foco na experiência do cliente e satisfação em toda a jornada de compra e consumo;
- O omnichannel apresenta uma oportunidade de negócios resiliente;
- O vestuário inclusivo e adaptável é um mercado que precisa de desenvolvimento;
- Políticas de devolução personalizadas impulsionam a conversão do cliente;
- As ferramentas de personalização digital capacitam o comprador omnichannel;
- O físico e o digital juntos e bem feitos, auxiliam na caminhada para o sucesso;
- Experiências de consumo digitalizadas geram conversão e lealdade dos clientes;
- A tecnologia de mercado permite a expansão dos negócios.
“Tudo isso faz muito sentido de ser acessado para o empresário que deseja internacionalizar, porque uma missão como essa traz tudo o que há de mais atual sobre o varejo. Com isso, o Sebrae/SC cumpre o seu propósito de impulsionar o empreendedor ao sucesso, e essa é a proposta do programa Go To Market, auxiliar os pequenos empresários a melhorar a sua competitividade para concorrer com mercados nacionais e internacionais”, comenta a analista técnica do Sebrae/SC e responsável pelas missões internacionais da organização, Aglaes Meirelles.
O Gerente de Internacionalização do Sebrae/SC, Filipe Gallotti, apontou como a experiência foi um sucesso e a importância do Brasil para a NRF. “Ficou muito claro para nós o quanto o Brasil é um país importante para o evento. Além disso, um dos grandes focos da feira foi o de priorizar a experiência do cliente, que também é um dos principais objetivos do Sebrae/SC. Todas as nossas entregas priorizam a experiência do empreendedor, e nesta missão não seria diferente. Construímos uma agenda técnica para os empresários catarinenses, e agora estamos na fase de visitas guiadas, conhecendo locais como o Starbucks, Diane von Fürstenberg, Google, Cásper, RH Decoration, Farm Rio, entre outros. Não tenho dúvidas de que voltaremos cheios de inspiração para colocar todo o conhecimento adquirido em prática”, concluiu