spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 janeiro 2025

SCAR e FEMUSC apresentam ópera de Mozart em Jaraguá e Florianópolis

VariedadesSCAR e FEMUSC apresentam ópera de Mozart em Jaraguá e Florianópolis
spot_img

Música no Pátio oferece fim de semana com apresentações musicais ao vivo

Evento semanal no Pátio Milano une gêneros musicais variados...

WOA renova patrocínio com Avaí para a 17ª temporada consecutiva

A WOA, uma das mais reconhecidas empresas do mercado...

Fanfarra da Ponte intensifica mobilização para o Carnaval 2025

Últimos dias para apoiar campanha de financiamento coletivo A Fanfarra...
spot_img

Compartilhe

Uma ópera cômica escrita por uma criança é a grande atração de outubro da temporada 2019 da Orquestra Filarmônica SCAR. O detalhe é que a criança autora era Wolfgang Amadeus Mozart, um dos maiores prodígios da história da música.

Bastien und Bastienne foi composta em 1768, quando Mozart tinha apenas 12 anos. Ópera cômica de apenas um ato, conta a história de uma jovem camponesa que acredita estar sendo traída por seu amado e precisa da ajuda de um mago meio charlatão para encontrar um final feliz. “Adaptamos o original francês para o português e procuramos dar ainda mais leveza e graça na montagem das cenas e na direção geral da ópera, mas sem perder o foco na música de Mozart, que até hoje encanta e desafia qualquer orquestra do mundo”, explica o Coordenador Artístico da SCAR, André Dos Santos.

Com encenação de Maykon Junkes e Fabrícia Silva e coreografia de Edson Nascimento, a ópera leva ao palco 12 bailarinos do Grupo de Jazz da SCAR, três cantores líricos convidados e dois atores da Escola de Teatro da SCAR. “Apesar do original não ter sido criado para ser uma obra infantil, fomos em direção a uma apresentação que agrade a toda família, que seja leve, divertida e de qualidade técnica impecável”, comenta Junkes. 

Pela primeira vez na temporada, a Orquestra Filarmônica terá a regência de um maestro convidado. A responsabilidade ficará a cargo de Pedro Messias, maestro assistente da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, em Belém/PA. Envolvido com os ensaios e a apresentação da ópera L’Etoile, de Emmanuel Chabrier no Theatro São Pedro, em São Paulo, André Dos Santos confia na qualidade técnica de Messias e na parceria que os dois mantém há anos na montagem de óperas do FEMUSC.

As duas óperas, realizadas pela SCAR (Sociedade Cultura Artística) em parceria com o FEMUSC (Festival de Música de Santa Catarina), são totalmente gratuitas. Os ingressos para a apresentação em Jaraguá do Sul já estão disponíveis na bilheteria da SCAR e os ingressos de Florianópolis podem ser retirados na secretaria do Auditório Garapuvu, na UFSC.

 

Serviço

Bastião e Bastiana

Adaptação de "Bastien und Bastienne", de W.A. Mozart

19 de outubro, sábado, às 19h: Grande Teatro SCAR – Jaraguá do Sul

20 de outubro, domingo, às 19h: Auditório Garapuvu (UFSC) – Florianópolis

Classificação: livre

Ingressos gratuitos