fique por dentro de floripa

- Meio ambiente - SC tem quase 80% dos pontos monitorados nas praias próprios para banho

28.10.2016

SC tem quase 80% dos pontos monitorados nas praias próprios para banho

28.10.2016
SC tem quase 80% dos pontos monitorados nas praias próprios para banho
Foto: Dudu Genti/DeOlhoNaIlha/Arquivo

O relatório mensal de balneabilidade da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), divulgado nesta sexta-feira, 28, aponta que 78% dos 211 pontos analisados nas praias catarinenses estão próprios para banho. Na Capital, 54 locais (72%) estão em boas condições para os banhistas. Nas demais regiões, 111 pontos – 81,6% - estão próprios para banho. Os dados estão disponíveis na página da Fatma e no aplicativo Natureza Interativa, disponível para Android.

Clique aqui para ver a lista completa com os pontos próprios e impróprios.

Houve um pequeno aumento de pontos impróprios em relação ao relatório anterior. Catorze pontos passaram a ser impróprios e apenas dois passaram para próprio para banho. “Os números se mantêm estáveis para esta época do ano. Mais uma vez aproveitamos a divulgação para chamar a atenção do banhista que a informação mais segura e atualizada sobre as condições das praias está no site e no aplicativo da Fatma”, informa o  técnico de laboratório da Fatma, Marlon Daniel da Silva.

O técnico da Fatma salienta que o banhista deve tomar cuidados especiais em caso de chuva. “Evite tomar banho em saída de rios e de galerias pluviais. Próximo a esses locais, o melhor é aguardar até 24 horas para entrar no mar”, conclui.

A Fatma segue as diretrizes do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para fazer a balneabilidade. Cabe à Fundação, monitorar e divulgar os relatórios. As coletas são realizadas e, para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, é analisada a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos e que pode causar doenças. Quando em 80% das análises, a quantidade de bactérias ficou inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio.

As análises são feitas nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Da Barra do Sul, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado. 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Limpeza dos Mares recolhe 2,5 toneladas de resíduos no leste da Ilha

21.09.2020

Limpeza dos Mares recolhe 2,5 toneladas de resíduos no leste da Ilha

Rede de supermercados de Florianópolis estimula cultivo de flores e plantas em casa

18.09.2020

Rede de supermercados de Florianópolis estimula cultivo de flores e plantas em casa

Leste da Ilha terá nova etapa do projeto Limpeza dos Mares

18.09.2020

Leste da Ilha terá nova etapa do projeto Limpeza dos Mares

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.