O objetivo da ação é qualificar, quantificar e traçar o perfil de fluxos de visitantes em diferentes épocas do ano, utilizando metodologias adaptadas às especificidades do estado e ao contexto atual.
– Esse estudo representa um passo fundamental para consolidar a nossa Central de Inteligência do Turismo e uma gestão baseada em dados. Entre outras coisas, o estudo servirá para orientar ações relacionadas aos investimentos, formatação e promoção de produtos turísticos, com campanhas publicitárias dirigidas ou segmentadas sobre os destinos e atrativos do estado – destaca o presidente da Santur, Leandro “Mané” Ferrari.
>>> Confira o edital – clique aqui.
Além disso, com esta ação será possível identificar a percepção da qualidade dos serviços oferecidos e da infraestrutura turística; apontar os hábitos de viagem dos catarinenses – turismo emissivo (dentro e fora de Santa Catarina); e atualizar as informações dos municípios catarinenses, que já realizaram pesquisas de demanda turística.
O presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, explica que esse edital faz parte do Programa #Fapesc@Gov+Pesquisa&Inovação, lançado pela Fundação.
– Nosso objetivo com o programa é levar ações de ciência, tecnologia e inovação para resolver problemas e desafios da sociedade catarinense que são gerenciados pelos órgãos públicos do Estado. Obrigada à Santur por ser parceira da Fapesc nessa oportunidade lançada para todo o ecossistema catarinense – destaca.
As propostas podem ser enviadas até 1° de abril, via plataforma da Fapesc (http://plataforma.fapesc.sc.gov.br/fapesc/#/public/login). O prazo para execução do estudo será de 12 meses, a partir da homologação da pesquisa vencedora.
A Santur já é parceira da Fapesc nesse programa, quando lançou em 2020 um edital para desenvolvimento de tecnologias para a área do turismo em Santa Catarina. Participaram também a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural; a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável; a Secretaria de Estado da Administração, a Defesa Civil de Santa Catarina, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, a Controladoria Geral do Estado e a SCPar.